Saltar para o conteúdo

Biblioteca-Museu República e Resistência: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 213.30.68.70 para a última revisão de Joãofcf, de 19h25min de 3 de agosto de 2014 (UTC)
texto apresentação
Etiquetas: Remoção considerável de conteúdo Editor Visual
Linha 1: Linha 1:
A Biblioteca-Museu República e Resistência encontra-se situada na Rua Alberto de Sousa, 10-A, em Lisboa, junto à Cidade Universitária.
A '''Biblioteca-Museu República e Resistência''' encontra-se situado em [[São Domingos de Benfica]], [[Lisboa]], no [[Bairro Grandela]], um [[bairro operário]] do princípio do [[século XX]] construído por Francisco de Almeida Grandela. Foi inaugurado em 5 de setembro de 2011.<ref>{{citar web|url=http://www.raiadiplomatica.com/1377 |título=“Arte Universal” na Biblioteca Museu República e Resistência |publicado=Raia Diplomática |data=31 de agosto de 2011 |acessodata=4 de abril de 2014}}</ref>


Foi inaugurada, inicialmente, no bairro operário mandado construir por [[Francisco de Almeida Grandella]], na Estrada de Benfica. Este equipamento da Câmara Municipal de Lisboa disponibiliza ao público uma biblioteca, um auditório e uma sala de exposições, bem como dinamiza o questionamento de temas relacionados com [[Lisboa]], a [[República]], a [[Resistência]] e a [[Maçonaria]].
O Museu da República e Resistência estuda e investiga a História Contemporânea Portuguesa, em articulação com Universidades e Associações Culturais.


O átrio da Biblioteca-Museu República e Resistência conta com um mural pintado por [[Maria Keil]].
A sua [[biblioteca]], situada num conjunto de habitação social do Rego, está especializada em História Contemporânea e na preservação das memórias da [[Resistência]], documentação sobre os movimentos cívicos de [[século XX]]. Conta com um painel de Maria Keill no Átrio da Biblioteca-Museu República e Resistência

Pode-se aí encontrar diversas obras e documentos que permitem um olhar diferente sobre a [[I República]] Portuguesa, para além da imprensa clandestina das oposições ao [[Estado Novo (Portugal)|Estado Novo]].

O Director do Museu, é o Dr. João M. Mascarenhas.


{{referências}}
{{referências}}

Revisão das 13h15min de 21 de setembro de 2016

A Biblioteca-Museu República e Resistência encontra-se situada na Rua Alberto de Sousa, 10-A, em Lisboa, junto à Cidade Universitária.

Foi inaugurada, inicialmente, no bairro operário mandado construir por Francisco de Almeida Grandella, na Estrada de Benfica. Este equipamento da Câmara Municipal de Lisboa disponibiliza ao público uma biblioteca, um auditório e uma sala de exposições, bem como dinamiza o questionamento de temas relacionados com Lisboa, a República, a Resistência e a Maçonaria.

O átrio da Biblioteca-Museu República e Resistência conta com um mural pintado por Maria Keil.

Referências

Ligações externas