Saltar para o conteúdo

Banco Montepio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Leon saudanha (discussão | contribs)
Linha 25: Linha 25:


=== 1844 ===
=== 1844 ===
'''Caixa Económica Montepio Geral''' - Instituição bancária de base [[mutualismo (movimento)|mutualista]] dotada de uma rede de [[retalho]] que apoia todas as entidades do Grupo Montepio.
'''Caixa Económica de Lisboa''' - Instituição bancária detida pelo Montepio Geral Associação Mutualista, dotada de uma rede de [[retalho]] que apoia todas as entidades do Grupo Montepio. Em 1991 alterou a sua denominação para Caixa Económica Montepio Geral.


=== 1940 ===
=== 1940 ===

Revisão das 16h32min de 21 de janeiro de 2017

Montepio Geral
Associação mutualista e Caixa Económica
Fundação 1840
Sede Rua Áurea, 219-241 - Lisboa, Portugal
Website oficial www.montepio.pt

O Montepio Geral - Associação Mutualista MHIHGCB é uma instituição bancária portuguesa. Representa e lidera a Caixa Económica Montepio Geral e um universo de diversas empresas participadas, procurando com a sua gestão garantir um papel activo no âmbito da economia social.

O Grupo Montepio integra hoje, para além da dimensão associativa, uma instituição financeira entre os líderes no plano nacional e um conjunto de empresas especializadas na gestão de fundos de pensões, investimento, planos de protecção, seguros, residências assistidas.

O conjunto de empresas que o constitui tem por objectivo auxiliar a realização dos fins da Associação Mutualista, através de resultados que reforçam os proveitos das modalidades subscritas pelos associados.

O Montepio Geral foi fundado em 1840 por um grupo de funcionários públicos liderados por Francisco Álvares Botelho, professor e funcionário da Contadoria da Junta do Crédito Público, com o objectivo de apoio mútuo e assim colmatar a ausência de um quadro público de apoio social (Previdência do Estado) em Portugal.

À data, a designação adoptada foi a de Monte Pio dos Empregados Públicos, denominação alterada para Montepio Geral em 1844, quando foi realizada a primeira reforma estatutária e constituída a Caixa Económica Montepio Geral.

Hoje, esta associação que nasceu sob o princípios do mutualismo, disponibiliza, entre outros, planos de poupança de protecção, complementos de reforma e protecção da juventude, centros residenciais para seniores e assistência domiciliária.

História

1840

Montepio Geral - Associação Mutualista - Centro Corporativo do Grupo Montepio. Especializado em soluções de previdência complementar, é a maior associação mutualista do País e uma das maiores da Europa. Foi fundado em 1840, com o nome de Monte Pio dos Funcionários Públicos.

1844

Caixa Económica de Lisboa - Instituição bancária detida pelo Montepio Geral Associação Mutualista, dotada de uma rede de retalho que apoia todas as entidades do Grupo Montepio. Em 1991 alterou a sua denominação para Caixa Económica Montepio Geral.

1940

Montepio Geral - Caixa Económica de Lisboa - Agraciado a 22 de Outubro com a Grã-Cruz da Ordem de Benemerência.[1]

1986

Lusitania - Seguradora de ramos reais. Foi a primeira empresa seguradora a ser criada depois de 1974 e a primeira após a abertura da banca e seguros à iniciativa privada.

1987

Lusitania Vida - Seguradora do Ramo Vida, especializada em seguros individuais e de grupo. Garante coberturas para riscos de morte, invalidez e acidente, produtos para a protecção da velhice, poupança e investimento.

1988

Futuro - Empresa especializada na gestão de Fundos de Pensões.

1991

Montepio Gestão de Activos - É a gestora de patrimónios financeiros do Grupo Montepio. Concentra a actividade na gestão discricionária de carteiras e de fundos de investimento mobiliário.

1992

Montepio Geral - Caixa Económica de Lisboa - Feito a 20 de Dezembro Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.[1]

1995

Fundação Montepio - Pessoa colectiva de direito privado e utilidade pública, desempenha um papel fundamental no estabelecimento de parcerias e na concessão de apoios ao Terceiro Sector. Tem por vocação e objecto a solidariedade social.

2005

Residências Montepio - Empresa dedicada à gestão de centros residenciais para seniores e de serviços de apoio domiciliário.

2010

Finibanco Holding SGPS - Gere as participações financeiras das empresas que constituem o Grupo Finibanco. Foi integrado no Grupo Montepio em 2010.

2013

O Montepio Geral - Associação mutualista obteve lucros de 70 milhões de euros [2]

2014

Em 2014 o banco obteve prejuízos de 187 milhões de euros.[3]

2015

A Auditoria conduzida pelo Banco de Portugal à Caixa Económica Montepio Geral não detectou irregularidades[4], não existem consequências patrimoniais para o Montepio, associados e clientes na sequência desta auditoria.

O ‪‎Montepio‬ foi distinguido, pelos consumidores e por especialistas em branding, como ‪marca‬ de excelência‬ no âmbito da edição do ranking ‪Superbrands‬ Born in Portugal‬ de 2015.[5]

A Caixa Económica do Montepio Geral ajuda a salvaguardar cerca de 1000 postos de trabalho, no âmbito do Plano de Revitalização dos HOTÉIS TIVOLI. Enquanto credor, Montepio vinha lutando contra o Plano Especial de Revitalização (PER) dos Tivoli, que pressupunha a venda aos tailandeses da Minor, no entanto acabou por ter um papel determinante que viabiliza a revitalização dos Tivoli.[6]

O Montepio foi autorizado pelos associados em Abril de 2015 a promover uma alteração aos estatutos para separar a gestão da associação mutualista da da instituição financeira, numa assembleia geral.

Em 2015 o banco obteve prejuízos de 243,4 milhões de euros.[7]

Montepio Geral - Associação Mutualista

O Montepio é uma associação mutualista de inscrição facultativa, capital variável, duração indefinida e número ilimitado de associados. Prossegue fins de auxílio recíproco, no interesse dos seus associados e das suas famílias, desenvolvendo uma resposta eficaz e solidária ao nível da complementaridade dos sistemas públicos de Segurança Social e de Saúde. Gere os fundos constituídos pelas quotas e contribuições dos seus associados, permitindo acautelar o futuro próprio e/ou dos seus familiares através da garantia do recebimento de assistência ou de uma retribuição em dinheiro.

Caixa Económica Montepio Geral

Fundada em 1844, a Caixa Económica Montepio Geral é uma entidade anexa à Associação Mutualista, responsável pela actividade bancária e concentrada nos segmentos de particulares e empresas.

Concentra o seu negócio na intermediação de retalho, através da captação de recursos de clientes de pequena e média poupança e da concessão de crédito a particulares, microempresas, PME, empresários em nome individual e instituições do Terceiro Sector.

O Logótipo

O pelicano foi, desde sempre, o símbolo do Montepio Geral. Em 1840, quando abriu as portas do Monte Pio dos Funcionários Públicos, já era o pelicano, debruçado sobre as suas crias, que acolhia os primeiros associados e, quatro anos mais tarde, os clientes da Caixa Económica. Mitologicamente, esta ave marinha sempre foi vista como o expoente máximo do altruísmo, retirando de si para dar aos filhotes.

A posição cabisbaixa que os pelicanos assumem quando alimentam as suas crias dá a sensação que é do peito que estão a tirar o alimento, ao invés de ser da bolsa onde guardam o peixe, como hoje se sabe. Esta tradição – inspirada na iconografia cristã - está ligada ao pensamento altruísta, à fraternidade universal, ao solidarismo maçónico e fez com que a imagem do pelicano fosse usada por várias instituições dedicadas ao socorro mútuo.

Ver também

Referências

  1. a b «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Montepio Geral — Caixa Económica de Lisboa". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 2 de agosto de 2015 
  2. «Relatório de contas 2013» (PDF) 
  3. «Montepio agrava prejuízos para 243,4 milhões» 
  4. «Auditoria ao Montepio não detectou irregularidades». Económico. Consultado em 13 de novembro de 2015 
  5. «Prémio Superbrands‬ Born in Portugal‬ de 2015» 
  6. «Montepio viabiliza revitalização dos Tivoli». Económico. Consultado em 14 de novembro de 2015 
  7. «Montepio agrava prejuízos para 243,4 milhões» 

Ligações externas