Apoio mútuo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para o livro de Kropotkin, veja Ajuda Mútua: Um Fator de Evolução.

Apoio mútuo ou ajuda mútua, na teoria da organização, indica um voluntário intercâmbio recíproco de recursos e serviços para o benefício mútuo, através da entreajuda.

Auxílio mútuo é sem dúvida tão antiga quanto a cultura humana, uma parte intrínseca dos pequenos sociedades comunais universal passado antigo da humanidade.

Desde o alvorecer da humanidade, até muito além da invenção da agricultura, os humanos eram caçadores-coletores, troca de trabalho e recursos para o benefício de grupos e indivíduos parecidos.

Como uma abstração intelectual, ajuda mútua foi desenvolvida e avançada por sistemas de mutualismo ou seguros de trabalho, o guildas de comércio, e foi também utilizados em cooperativas e outro movimentos da sociedade civil.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • For All The People: Uncovering the Hidden History of Cooperation, Cooperative Movements, and Communalism in America, PM Press, by John Curl, 2009