Karl Liebknecht

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Karl Liebknecht
Nome nativo Karl Liebknecht
Nascimento 13 de agosto de 1871
Leipzig
Morte 15 de janeiro de 1919 (47 anos)
Berlim
Cidadania Alemanha, Império Alemão
Progenitores Pai:Wilhelm Liebknecht
Alma mater Universidade de Leipzig, Universidade de Frederico-Guilherme, Universidade Humboldt de Berlim
Ocupação político, advogado, revolucionário
Movimento estético marxismo, antimilitarismo
Causa da morte assassínio

Karl Liebknecht (Leipzig, 13 de agosto de 187115 de janeiro de 1919) foi um político e dirigente socialista alemão.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Wilhelm Liebknecht e colaborador de Karl Marx e Friedrich Engels, Karl Liebknecht ficou conhecido por ter, junto com Rosa Luxemburgo, fundado a Liga Spartacus, em 1916. Este movimento de esquerda surgiu na Alemanha em oposição ao regime social-democrata vigente na República de Weimar, acusado pelos espartaquistas de ser cooptado pela burguesia.

Karl Liebknecht estudou direito nas Universidades de Leipzig e Berlim, concluindo seu doutorado na Universidade de Würzburg, em 1897. Abriu um escritório de advocacia e passou a defender causas trabalhistas e da juventude. Em 1900 aderiu ao Partido Social-Democrata da Alemanha. Passa a intensa militância política e funda em 1915, juntamente com Rosa Luxemburgo e outros, a Liga Spartacus, sendo expulso do SPD em 1916, aglutinando-se no Partido Social-Democrata Independente da Alemanha (USPD) e depois da ruptura com este no Partido Comunista da Alemanha (KPD).

Em 15 de janeiro de 1919, após o governo moderado alemão ter colocado as cabeças dos líderes da esquerda a prêmio, Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo foram assassinados em Berlim. Entretanto o movimento a que eles deram origem não morreu juntamente com seus idealizadores, já que sua concepção acabou, principalmente através de sua principal teórica, Rosa Luxemburgo, influenciando diversos grupos e indivíduos, dando prosseguimento ao espartaquismo ou luxemburguismo.

Karl Liebknecht, juntamente com a Liga Spartacus, acabou fundando o Partido Comunista da Alemanha, aliando-se a outros grupos comunistas da época, os Delegados Revolucionários e os Comunistas Internacionalistas. Com a morte de Liebknecht e Luxemburgo, o KPD acaba caindo na direção de Paul Levi, espartaquista que se aproximou da social-democracia anteriormente combatida e, posteriormente, passou ao comando de líderes pró-bolcheviques, sendo que a ala mais radical (principalmente os Comunistas Internacionalistas) juntou-se com a Esquerda de Breme e fundou o Partido Comunista Operário da Alemanha

Principais obras[editar | editar código-fonte]

  • Instituições Militares e Sociedade de Classes
  • Acerca da Justiça de Classe
  • Estudos sobre as Leis do Movimento do Desenvolvimento Social

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Karl Liebknecht