Saltar para o conteúdo

A Morte de Marat: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 179.214.80.86 ( modificação suspeita : -70), para a edição 45695738 de Vitor Mazuco
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 12: Linha 12:
'''''Marat assassinado''''' (Marat assassiné) ou '''''A morte de Marat''''' é uma tela de [[Jacques-Louis David]] pintada em [[1793]]. Ela está exposta no [[Musées royaux des Beaux-Arts de Belgique]] em [[Bruxelas]].
'''''Marat assassinado''''' (Marat assassiné) ou '''''A morte de Marat''''' é uma tela de [[Jacques-Louis David]] pintada em [[1793]]. Ela está exposta no [[Musées royaux des Beaux-Arts de Belgique]] em [[Bruxelas]].


A pintura retrata [[Jean-Paul Marat]], [[Revolução francesa|revolucionário francês]], assassinado em casa em [[13 de julho]] por [[Charlotte Corday]]. A inscrição ''À Marat, David'' que aparece na caixa de madeira, cuja forma sugere uma pedra tumular, indica que se trata de uma homenagem a Marat, que o pintor conhecia pessoalmente e que teria visto na véspera de sua morte tal como a representado.
A pintura mostra[[Jean-Paul Marat]], [[Revolução francesa|revolucionário francês]], assassinado em casa em [[13 de julho]] por [[Charlotte Corday]]. A inscrição ''À Marat, David'' que aparece na caixa de madeira, cuja forma sugere uma pedra tumular, indica que se trata de uma homenagem a Marat, que o pintor conhecia pessoalmente e que teria visto na véspera de sua morte tal como a representado.


<!--
<!--

Revisão das 17h46min de 4 de fevereiro de 2017

A Morte de Marat
A Morte de Marat
Autor Jacques-Louis David
Data 1793
Técnica óleo sobre tela
Dimensões 128 × 165 

Marat assassinado (Marat assassiné) ou A morte de Marat é uma tela de Jacques-Louis David pintada em 1793. Ela está exposta no Musées royaux des Beaux-Arts de Belgique em Bruxelas.

A pintura mostraJean-Paul Marat, revolucionário francês, assassinado em casa em 13 de julho por Charlotte Corday. A inscrição À Marat, David que aparece na caixa de madeira, cuja forma sugere uma pedra tumular, indica que se trata de uma homenagem a Marat, que o pintor conhecia pessoalmente e que teria visto na véspera de sua morte tal como a representado.


  • (em inglês)Kruft, H.-W., "An antique model for David's Marat" in The Burlington Magazine CXXV, 967 (October 1983), pp. 605–607; CXXVI, 973 (April 84)
  • (em francês)Traeger, Jorg, Der Tod des Marat: Revolution des menschenbildes, ed. Prestel, München (1986)
  • (em francês)Mortier, R., 'La mort de Marat dans l'imagerie révolutionnaire', Bulletin de la Classe des Beaux-Arts, Académie Royale de Belgique, 6ème série, tome I, 10-11 (1990), pp. 131–144
  • Argan, Giulio Carlo. Arte Moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
  • Baumgart, Fritz. Breve História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1994, p. 37.
  • (em francês)Malvone, Laura, "L'Évènement politique en peinture. A propos du Marat de David" in Mélanges de l'Ecole française de Rome. Italie et Méditerranée, n° 106, 1 (1994)
  • William Vaughan & Helen Weston, Jacques-Louis David’s Marat, Cambridge, 2000
  • (em francês)M. Vanden Berghe, I. Plesca, Nouvelles perspectives sur la Mort de Marat : entre modèle jésuite et références mythologiques, Bruxelles (2004), [1]
  • (em francês)Olivier Coquard, Marat assassiné. Reconstitution abusive Historia Mensuel - [2]
  • (em francês)Guilhaumou, Jacques, La mort de Marat (2006) [3]
  • (em francês)Angelitti, Silvana, "La Morte di Marat e la Pietà di Michelangelo" in La propaganda nella storia (sd), www.e-torricelli.it/pmm/marat/michelangelo.html [4]