Saltar para o conteúdo

António Branco: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
data de nascimento
Linha 1: Linha 1:
{{Sem infocaixa |Biografia}}
{{Sem infocaixa |Biografia}}
'''António Branco''' ([[Lisboa]], 3 de Dezembro de 1957) é o artista que criou e personifica o Palhaço Batatinha.
'''António Branco''' ([[Lisboa]], 16 de janeiro de 1962) é o artista que criou e personifica o Palhaço Batatinha.


Nasceu em [[Lisboa]] mas passou a sua infância no [[Monte Estoril]]. Começou por trabalhar com outro palhaço famoso, Croquete, que conheceu aos 16 anos.
Nasceu em [[Lisboa]] mas passou a sua infância no [[Monte Estoril]]. Começou por trabalhar com outro palhaço famoso, Croquete, que conheceu aos 16 anos.

Revisão das 01h41min de 1 de outubro de 2017

António Branco (Lisboa, 16 de janeiro de 1962) é o artista que criou e personifica o Palhaço Batatinha.

Nasceu em Lisboa mas passou a sua infância no Monte Estoril. Começou por trabalhar com outro palhaço famoso, Croquete, que conheceu aos 16 anos.

Croquete e Batatinha actuaram em vários programas da RTP como "Palhaços À Solta" (1980) e "Circoflé" (1983). Um dos nomes que colaborou com a dupla foi Carlos Alberto Vidal. Separaram-se em 1985 quando verificaram que tinham visões diferentes do espectáculo circense. Ainda hoje a dupla Croquete e Batatinha é referenciada quando se fala de palhaços em Portugal.

Seguiu-se durante 5 anos uma parceria com o palhaço Soneca.

Junta-se depois a Companhia (Paulo Guilherme). Ambos passam pela escola de circo e fazem uma tournée de três anos pela Ásia com o Royal London Circus.

Aquando do regresso apresentam na RTP o programa "Alegria" (1992). Mudam depois para a TVI e começam por apresentar, em 1994, o programa "Vamos ao Circo". A partir de Novembro de 1998 começam a apresentar o programa "o Batatoon, programa diário nascido em colaboração com a produtora Miragem. A ideia era juntar o ambiente de circo com desenhos animados, sketchs, jogos, convidado e acções de solidariedade. O programa foi um grande sucesso originando muitos produtos associados ao programa. A linha Batatoon incluía CDs, jogos de tabuleiro, livros para colorir, linhas de louça, peluches, entre outros. O programa terminou em 2002 após uma zanga em directo entre Batatinha e Companhia.[carece de fontes?]

Em Janeiro de 2011 aconteceu o reencontro na TV com Companhia. Ainda em 2011 foi um do participantes no Programa Último a Sair, uma paródia aos reality-shows.

Em Março de 2002 foi preso após uma zanga em direto entre Batatinha e Companhia que levou o companheiro a ser hospitalizado no hospital de Santa Maria.

Referências

Ligações externas

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.