António Branco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

António Branco (Lisboa, 3 de Dezembro de 1957) [1] é o nome do artista que criou e personifica o Palhaço Batatinha.

Nasceu em Lisboa mas passou a sua infância no Monte Estoril [2]. Começou por trabalhar com outro palhaço famoso, Croquete, [3] que conheceu aos 16 anos [4].

Croquete e Batatinha actuaram em vários programas da RTP como "Palhaços À Solta" (1980) e "Circoflé" (1983). Um dos nomes que colaborou com a dupla foi Carlos Alberto Vidal. Separaram-se em 1985 quando verificaram que tinham visões diferentes do espectáculo circense. Ainda hoje a dupla Croquete e Batatinha é referenciada quando se fala de palhaços em Portugal. [5]

Seguiu-se durante 5 anos uma parceria com o palhaço Soneca [6].

Junta-se depois a Companhia (Paulo Guilherme). Ambos passam pela escola de circo e fazem uma tournée de três anos pela Ásia com o Royal London Circus [7].

Aquando do regresso apresentam na RTP o programa "Alegria" (1992). Mudam depois para a TVI e começam por apresentar, em 1994, o programa "Vamos ao Circo" [8]. A partir de Novembro de 1998 começam a apresentar o programa "o Batatoon], programa diário nascido em colaboração com a produtora Miragem. A ideia era juntar o ambiente de circo com desenhos animados, sketchs, jogos, convidado e acções de solidariedade.[9]

O programa foi um grande sucesso originando muitos produtos associados ao programa. A linha Batatoon incluía CDs, jogos de tabuleiro, livros para colorir, linhas de louça, peluches, entre outros. [10] O programa terminou em 2002 após uma zanga em directo entre Batatinha e Companhia.

Em Janeiro de 2011 aconteceu o reencontro na TV com Companhia. Ainda em 2011 foi um do participantes no Programa Último a Sair, uma paródia aos reality-shows.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.