Saltar para o conteúdo

Bem-casado: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Delta Tee (discussão | contribs)
m Página marcada que existem referências sem formatação
Delta Tee (discussão | contribs)
Desfeita a edição 63533620 de SunWolfh1
Etiqueta: Desfazer
Linha 43: Linha 43:


== Origem ==
== Origem ==
O bem casado é um doce lusitano que espalhou-se também para o Brasil desde ao menos o início do século 20, sendo comum nos dois países até os tempos atuais.<ref>https://www.eduk.com.br/cursos/6-gastronomia/6978-bem-casados-e-suas-variacoes</ref> A diferença básica entre o casadinho português e o bem-casado brasileiro é a textura da receita portuguesa, mais densa. Ambos são descendentes indiretos do multicentenário [[alfajor]] árabe. Sua aparência lembra muito o [[macaron]],um bolinho recheado francês.
O bem casado é um doce lusitano que espalhou-se também para o Brasil desde ao menos o início do século 20, sendo comum nos dois países até os tempos atuais.<ref>https://www.eduk.com.br/cursos/6-gastronomia/6978-bem-casados-e-suas-variacoes</ref> A diferença básica entre o casadinho português e o bem-casado brasileiro é a textura da receita portuguesa, mais densa. Ambos são descendentes indiretos do multicentenário [[alfajor]] árabe. Sua aparência lembra muito os [[macaron]],um bolinho recheado francês.


{{referências}}
{{referências}}

Revisão das 23h03min de 24 de julho de 2022

 Nota: Se procura o arbusto, veja Coroa-de-cristo.
Bem-casado
Bem-casado
Bem-casados
Categoria Sobremesa
País Portugal, Brasil
Receitas: Bem-casado   Multimédia: Bem-casado

Casadinho (português europeu) ou bem-casado (português brasileiro) é um doce popular em Portugal e no Brasil, principalmente nas festas de casamento[1]. Além do sabor bastante doce, destaca-se pela atenção dada à elaboração das embalagens com que são produzidos, feitas geralmente de papel crepom e fitas de cetim.

Simbologia

Dizem que o bem-casado é servido no final das festas de casamento para trazer sorte e prosperidade aos noivos recém casados. Simbolizando assim a união e o compromisso mútuo e para sempre entre os pares.

Características do bem-casado

O bem-casado é um doce bastante peculiar. A massa é muito macia, o recheio é normalmente de doce de leite ou baba de moça. Após longos anos este doce acabou se tornando algo tradicional nas festas de casamento.

Origem

O bem casado é um doce lusitano que espalhou-se também para o Brasil desde ao menos o início do século 20, sendo comum nos dois países até os tempos atuais.[2] A diferença básica entre o casadinho português e o bem-casado brasileiro é a textura da receita portuguesa, mais densa. Ambos são descendentes indiretos do multicentenário alfajor árabe. Sua aparência lembra muito os macaron,um bolinho recheado francês.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.