Teresa Di Marzo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
HTPF (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
'''Tereza de Marzo''' ( [[Cidade de São Paulo]] [[4 de Agosto]] de [[1903]] - Cidade de São Paulo [[9 de Fevereiro]] de [[1986]] ) foi uma pioneira da [[aviação]]. Divide com [[Anésia Pinheiro Machado]] a honra de ter sido uma das primeiras brasileiras a pilotar um avião.
'''Tereza de Marzo''' ( [[Cidade de São Paulo]] [[4 de Agosto]] de [[1903]] - Cidade de São Paulo [[9 de Fevereiro]] de [[1986]] ) foi uma pioneira da [[aviação]]. Divide com [[Anésia Pinheiro Machado]] a honra de ter sido uma das primeiras brasileiras a pilotar um avião.

==Origens:==

Seus pais eram os imigrantes italianos originários de [[Nápoles]], Affonso de Marzo e Maria Riparullo. Sua família era formada por mais seis irmãos. Tereza de Marzo decidiu ser piloto aos 17 anos de idade. Quando revelou seu desejo enfrentou forte oposição da família ( principalmente de seu pai, comerciante, que desejava ver a filha casada ).

==Aprendendo a Voar==

Obstinada, Tereza foi a pé até o ''Aeródromo Brasil'' situado em Jardim Paulista, para iniciar suas aulas de vôo. Nesta escola de pilotagem lecionavam os irmãos italianos e pilotos veteranos da [[I Guerra Mundial]] ''João e Enrico Robba'' que aceitaram-na como aluna.

Iniciou seu curso de pilotagem em Março de 1921 ao custo de ''600 mil réis'' por dez horas de vôo. Como seus instrutores ausentavam-se muito por viajarem freqüentemente, passou a receber aulas de ''Fritz Roesler'' piloto alemão também veterano da I Guerra Mundial. Realizou seu 1º vôo solo em 17 de Março de 1922. Posteriormente efetuou mais quatro vôos solo.

Em 8 de Abril, fez o exame para obter seu ''brevet''. Voou em um Caudron G-3 de fabricação francesa. Sua perícia impressionou seus examinadores. Eram eles: Luiz Ferreira Guimarães, diretor do Aeroclube do Brasil; seu instrutor Fritz Roesler; João Robba; Manoel Lacerda Franco e Amadeu Saraiva ( deputados ).


==Fontes:==

*'''Breve História da Aviação Comercial Brasileira''' - de ''Aldo Pereira''

*'''Evolução da Aeronáutica no Brasil''' - de ''José Garcia de Souza''

*'''Vôo Proibido - Os apuros de uma pioneira''' - da ''Cmte. Lucy Lúpia Pinel Balthazar''


[[Categoria:Aviadores do Brasil|Tereza de Marzo]]
[[Categoria:Aviadores do Brasil|Tereza de Marzo]]

Revisão das 22h43min de 23 de setembro de 2007

Tereza de Marzo ( Cidade de São Paulo 4 de Agosto de 1903 - Cidade de São Paulo 9 de Fevereiro de 1986 ) foi uma pioneira da aviação. Divide com Anésia Pinheiro Machado a honra de ter sido uma das primeiras brasileiras a pilotar um avião.

Origens:

Seus pais eram os imigrantes italianos originários de Nápoles, Affonso de Marzo e Maria Riparullo. Sua família era formada por mais seis irmãos. Tereza de Marzo decidiu ser piloto aos 17 anos de idade. Quando revelou seu desejo enfrentou forte oposição da família ( principalmente de seu pai, comerciante, que desejava ver a filha casada ).

Aprendendo a Voar

Obstinada, Tereza foi a pé até o Aeródromo Brasil situado em Jardim Paulista, para iniciar suas aulas de vôo. Nesta escola de pilotagem lecionavam os irmãos italianos e pilotos veteranos da I Guerra Mundial João e Enrico Robba que aceitaram-na como aluna.

Iniciou seu curso de pilotagem em Março de 1921 ao custo de 600 mil réis por dez horas de vôo. Como seus instrutores ausentavam-se muito por viajarem freqüentemente, passou a receber aulas de Fritz Roesler piloto alemão também veterano da I Guerra Mundial. Realizou seu 1º vôo solo em 17 de Março de 1922. Posteriormente efetuou mais quatro vôos solo.

Em 8 de Abril, fez o exame para obter seu brevet. Voou em um Caudron G-3 de fabricação francesa. Sua perícia impressionou seus examinadores. Eram eles: Luiz Ferreira Guimarães, diretor do Aeroclube do Brasil; seu instrutor Fritz Roesler; João Robba; Manoel Lacerda Franco e Amadeu Saraiva ( deputados ).


Fontes:

  • Breve História da Aviação Comercial Brasileira - de Aldo Pereira
  • Evolução da Aeronáutica no Brasil - de José Garcia de Souza
  • Vôo Proibido - Os apuros de uma pioneira - da Cmte. Lucy Lúpia Pinel Balthazar