Frederick Stark Pearson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Navegação no histórico de edições: ← ver edição anterior (dif) ver edição seguinte → (dif) ver última edição → (dif)
Frederick Stark Pearson

Frederick Stark Pearson (3 de julho de 1861, Lowell, Massachusetts, Estados Unidos7 de maio de 1915) foi um engenheiro elétrico e empresário industrial norte-americano.

História

Formado pela Universidade Tufts em 1883 participou do desenvolvimento do sistema de transporte elétrico da cidade de Boston. Foi nomeado em 1894 engenheiro chefe da rede metropolitana de ferrovias da cidade de Nova York. Esteve a frente no desenvolvimento dos projetos de hidro-elétricas dos Estados Unidos. Juntamente com investidores participou de importantes projetos de geração de energia na América do Norte e América do Sul.

O seu império econômico incluia entre outras empresa a The São Paulo Tramway Light and Power Co. Ltda. responsável pelos bondes da cidade de São Paulo, a Light and Power Company, geradora de energia no Brasil, a Mexican North Western Railway, a Mexican Tramway Company e a Mexican Light and Power Company no México, e ainda a British American Nickel Company no Canadá.

Faleceu juntamente com a esposa no naufrágio do RMS Lusitania, navio transatlântico que afundou na costa sul da Irlanda em consequência do torpedeamento do submarino alemão U-20, na Primeira Guerra Mundial.

A cidade de Barcelona, homenageou o engenheiro dando o seu nome a uma avenida do bairro de Pedralbes.

Ligações externas