Diabetes em cães e gatos: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
nova página: '''Diabetes mellitus ''' Os sintomas em cães e gatos são semelhantes às de humano s. Geralmente, a maior parte dos cães e gatos cerca de 5-20% das ex...
 
Linha 1: Linha 1:
'''[[ Diabetes mellitus ]]''' Os sintomas em cães e gatos são semelhantes às de [[humano]] s. Geralmente, a maior parte dos cães e gatos cerca de 5-20% das experiências de tipo 1 (insulino-dependente) diabetes, ao invés do tipo-2's que agora se tornando comuns em [[obesidade | obesos]] seres humanos. A condição é definitivamente tratável, e não precisa de encurtar a vida do animal ou da qualidade de vida. No tipo-2 gatos, prompt tratamento eficaz pode mesmo conduzir a [[Diabetes em cães e gatos em gatos Remissão # | diabéticos remissão]], em que o gato já não precisa de insulina injectada. Não tratada, a condição leva a cegueira em cães, gatos nas pernas cada vez mais fraco e, posteriormente, [[desnutrição]], [[cetoacidose diabética | cetoacidose]] e / ou [[desidratação]], e de morte.
'''[[ Diabetes mellitus ]]''' Os sintomas em cães e gatos são semelhantes às de [[humano]]s. Geralmente, a maior parte dos cães e gatos cerca de 5-20% das experiências de tipo 1 (insulino-dependente) diabetes, ao invés do tipo-2's que agora se tornando comuns em [[obesidade | obesos]] seres humanos. A condição é definitivamente tratável, e não precisa de encurtar a vida do animal ou da qualidade de vida. No tipo-2 gatos, prompt tratamento eficaz pode mesmo conduzir a [[Diabetes em cães e gatos em gatos Remissão # | diabéticos remissão]], em que o gato já não precisa de insulina injectada. Não tratada, a condição leva a cegueira em cães, gatos nas pernas cada vez mais fraco e, posteriormente, [[desnutrição]], [[cetoacidose diabética | cetoacidose]] e / ou [[desidratação]], e de morte.


==Sintomas==
==Sintomas==

Revisão das 23h26min de 9 de agosto de 2008

Diabetes mellitus Os sintomas em cães e gatos são semelhantes às de humanos. Geralmente, a maior parte dos cães e gatos cerca de 5-20% das experiências de tipo 1 (insulino-dependente) diabetes, ao invés do tipo-2's que agora se tornando comuns em obesos seres humanos. A condição é definitivamente tratável, e não precisa de encurtar a vida do animal ou da qualidade de vida. No tipo-2 gatos, prompt tratamento eficaz pode mesmo conduzir a diabéticos remissão, em que o gato já não precisa de insulina injectada. Não tratada, a condição leva a cegueira em cães, gatos nas pernas cada vez mais fraco e, posteriormente, desnutrição, cetoacidose e / ou desidratação, e de morte.

Sintomas

Cães e gatos serão, em geral revelam uma gradual aparecimento da doença ao longo de algumas semanas, e isso pode escapar aviso por um tempo. A condição é incomum em gatos menos de sete anos, embora mais jovens são mais susceptíveis a cães-Tipo 1 (juvenil) diabetes. Os primeiros sintomas evidentes são uma súbita perda ou ganho peso, acompanhado por excesso beber e urinar; por exemplo, os gatos podem aparecer a desenvolver uma obsessão com a água e torneiras espreitam em torno da água ou taças. Apetite é subitamente quer ravenous (até três vezes-normal) ou ausentes. Nos cães, o próximo sintoma é visão e problemas catarata, enquanto que em gatos pode tornar-se parte de trás pernas fracas e podem tornar-se a marcha stilted ou wobbly. Um rápido teste, neste ponto pode ser feito usando urina ceto / tiras de glicose (o mesmo que o utilizado em dieta Atkins) com o animal. Se o ceto / glicose tiras mostram glicose na urina, diabetes é indicado. Se uma fita mostra cetonas na urina, o animal deve ser levada para uma clínica de emergência imediatamente. Um teste pode ser realizado com uma casa de glicose metros por obter uma amostra de sangue com um lancetadores através de uma orelha prick, paw prick ou, em cães, um lábio prick.

Os proprietários devem prestar atenção para o notável adelgaçamento da pele e aparente fragilidade: estes também são graves e indicam que o animal é metabolizadoras (quebrando) a sua própria gordura corporal e muscular para sobreviver. Desidratação também é comum a este ponto e morte pode seguir rapidamente.

Tratamento

Diabetes pode ser tratada, mas está com risco de vida, se deixada sozinha. O diagnóstico precoce eo tratamento por um veterinário qualificado pode ajudar, não só na prevenção do dano neural, mas em alguns casos, em gatos, podem até mesmo levar à remissão.

Dieta

Dieta é um componente crítico de tratamento, e, em muitos casos, é eficaz no seu próprio. A lógica é que uma dieta baixa hidratos de carbono reduz a quantidade de insulina necessária e mantém a variação de de açúcar no sangue baixa e mais fácil de prever. Além disso, gorduras e proteínas são, talvez, em cães e gatos, transformados em glicose no sangue muito mais lentamente e de modo uniforme, além de carboidratos, reduzindo-açúcar elevações sangue logo após refeições.

É claro que agora a tornar-se mais baixos carboidratos dietas será significativamente mais baixa requisitos para diabéticos insulino gatos. Carboidrato níveis são mais elevados na seca gato alimentos (até mesmo os caras "receita" tipos) de modo gatos são melhores fora geralmente com um baixo carboidrato dieta saudável enlatados. Alguns alimentos enlatados prescrição feita para diabéticos gatos são eficazes, mas alguns ordinárias queridos funcionar da mesma forma. Entre 3 e 9% de carboidratos calorias parece ser ideal. Estas listas de gato alimentos comercial comum e das suas carboidratos conteúdo energético-são mantidos até à data. Você pode utilizar a calculadora encontrados na comida de gato, para determinar os hidratos de carbono e calorias, em qualquer gato alimentos, embora em números marcas americanas são dadas as tarifas mínimas e máximas sim Estimativas do que real, e pode ser muito imprecisa.

Medicação oral como glipizida que estimulam o pâncreas promover a liberação de insulina, (ou, em alguns casos, reduzir a produção de glicose) trabalham em algumas pequena percentagem de gatos (a maioria dos cães são tão diabéticos Tipo I hipoglicemiantes orais drogas geralmente não são prescritos para eles ), Mas estes fármacos podem ser totalmente ineficaz se o pâncreas não está funcionando. Pior, estas drogas têm sido demonstrado em alguns estudos para danificar o pâncreas ainda mais, reduzindo as chances de remissão para gatos. Eles também foram mostrados para causar dano hepático. Muitos mostram-se relutantes em mudar de pílulas para injeções de insulina, mas o medo é injustificado, a diferença de custo e conveniência é menor, (muitos gatos são mais fáceis de injectar do que a pílula) e injecções são mais eficazes em quase todos os casos.

Injeções de insulina

Os seres humanos com diabetes Tipo-1 são frequentemente tratadas com um "plus basal bolus" método, onde um longo insulina de acção é injectada uma vez ou duas vezes por dia para prestar um "basal" nível de insulina e, em seguida, insulina de acção mais curto é usado apenas antes de refeições.

Para os gatos, um "basal" método é geralmente empregado em vez - uma única dose de ação lenta, duas vezes ao dia, juntamente com uma dieta hidratos de carbono muito baixa, as tentativas de manter o açúcar no sangue dentro de um intervalo recomendado para todo o dia. Neste caso é importante para o animal a fim de evitar grandes refeições, uma vez que podem afectar seriamente o açúcar no sangue. (As refeições podem também ser cronometrado para coincidir com picos de actividade de insulina.)-Após doses diárias não são recomendados para a maioria dos gatos.

Para os cães, acima de qualquer um dos dois métodos podem ser usados. Por exemplo, um único método basal-combinado com uma dieta de alta fibra, ou um método basal-bolus, juntamente com uma dieta normal canino, pode ser eficaz.

Cães e gatos podem ser tratados com insulinas animal (à base de porco é mais semelhante a um cão natural da insulina, à base de carne para um gato), ou com insulinas humanas sintéticas. A melhor escolha da marca e do tipo de insulina varia entre os animais de estimação e pode exigir alguma experimentação. Um dos populares insulinas humanas sintéticas, Humulin N / Novolin N / NPH, é razoável para os cães, mas geralmente é uma má escolha para, uma vez gatos "metabolizar (mais) insulina cerca de duas vezes mais rápido. A Lente ea Ultralente versões foram, portanto, muito popular para a utilização até felina Verão de 2005, quando Eli Lilly e Novo Nordisk interrompida tanto eles.

Até o início da década de 1990, o tipo mais recomendado para animais de companhia foi carne de porco-derivados, mas esse tipo foi gradualmente durante os anos de 1990 e agora é difícil de encontrar em muitos países. Não há fontes e os E.U. no Reino Unido, e muitos veterinários estão agora a começar a recomendar-los novamente para animais de estimação.

Dois novos ultra-lento tempo de libertação insulinas humanas sintéticas estão se tornando disponível apenas em 2004 e 2005 para melhorar a estabilidade basal, genericamente conhecido como insulina detemir ( "Levemir") . Um mini-estudo da Universidade de Brisbane, Austrália tido resultados notáveis com insulina glargina em gatos. Não foram ainda realizados estudos em animais com detemir / Levemir, mas cedo evidência anedótica mostra que ela também é muito eficaz em gatos.

Neuropatia em gatos

A síndrome de pernas fracas encontrados em muitos diabéticos gatos é uma forma de neuropatia, em particular pelos danos causados à bainha mielina dos nervos periféricos causados por / glucose_toxicity glicose toxicidade celulares e fome. (Há outras condições que podem causar pernas demasiado fraco, consulte o seu veterinário antes de assumir neuropatia.) Mais comum em gatos, as pernas para trás até que o gato se tornam mais fracas exibições "plantígrado postura", de pé sobre a sua hocks ao invés de seus dedos sobre como habitualmente . O gato também pode ter dificuldade para andar e saltos, e podem ter de sentar-se depois de alguns passos. Alguns recomendam uma forma específica de vitamina B12 chamado methylcobalamin para curar o dano neural.

Cegueira em cães

Cães olhos são altamente sensíveis ao elevado de açúcar no sangue, e terá visão turva, cataratas, ou até mesmo cegueira total após a algo em torno de alguns dias a concentração de glicose no sangue acima 14mmol / L (250 mg / ml). Cataratas podem ser tratados mais tarde, mas cegueira é permanente, em alguns casos. Felizmente, como cães consideravelmente confiar em seus sentidos da audição e olfacto, cegueira é menos de uma deficiência que não poderiam ser esperados.

Dosagem e regulação

Cães e gatos maio, em alguns casos, têm as suas refeições rigorosamente programada e planeada para combinar com injeção vezes, especialmente quando a insulinas com um pico de ação pronunciada como Caninsulin ou Humulin N. Em outros casos em que o livre-rações para animais e, normalmente, come pouco todos os bits dia ou da noite, poderá ser melhor para permanecer nesta calendário e tentar usar uma insulina de acção muito lenta para manter um nível constante de glicose no sangue. Consulte seu médico veterinário. Observe que alguns veterinários ainda utilizar a recomendação de utilizar Humulin desatualizado "N" ou insulina NPH para gatos. Isso é muito insulina de acção rápida para a maioria dos gatos (embora multa para cães e seres humanos), e muitas vezes-o mais lento de acção eficaz Lente e Ultralente (Humulin L e Humulin U) insulinas estão a ser interrompido (a partir de 2005), de forma mais gatos já estão usando o veterinário PZI insulinas, ou os novos análogos de dia inteiro glargina (Lantus ) E detemir (Levemir).

A primeira é a meta de "regular" a glicose no sangue do animal, o que pode demorar algumas semanas ou mesmo vários meses. Este processo é basicamente o mesmo que em diabéticos tipo-1 humanos. O objetivo é manter os valores de glicose no sangue num intervalo confortável para o animal de estimação durante todo o dia, ou mais do mesmo.

  1. Ter uma curva inicial sangue tomada de mais de 24 horas, no vet e receber uma dose inicial recomendação.
  2. A primeira dose será muito conservador (baixo) (normalmente entre 0,5 e 2 unidades por dia, divididos em dosagens de 12 horas) e não pode prejudicar os sintomas do animal notavelmente em primeiro lugar. Isto é necessário porque embora elevado de açúcar no sangue pode matar dentro de semanas, baixa de açúcar no sangue pode matar em questão de minutos. Dosagem deve ser aumentada gradualmente e com cuidado. O método usual é recomendado para aumentar a dose por 1 / 2 a 1 unidade por 7 a 14 dias, seguida por novos testes de glicose. Uma diminuição inicial pode também ser necessário- que é bastante comum para a primeira recomendação a ser um pouco alto demais, especialmente se estimava-se em peso. Veja Crônica Somogyi Rebound abaixo. Compra um barato sangue metros e teste de glicose para si mesmo pouco antes de cada um tiro no meio do caminho e é essencial - que irá salvar muitas caras viagens ao vet, perigoso evitar overdoses, e dar-lhe um melhor lidar com o animal de estimação em curso da doença. Urina tiras não são suficientemente precisos para isso.
  3. O seu animal de estimação é "regulamentada", quando a sua glicose no sangue permanece dentro de uma faixa aceitável todos os dias, todos os dias. Aceitável varia bastante entre os gatos, cães e veterinários, mas é aproximadamente de 5 a 16,7 mmol / L (90 a 300 mg / dL, no E.U.A.) para os gatos, e entre 5 e 14 (90 a 250) para cães. (O leque é mais vasto do que para os animais diabéticos não-diabéticos, uma vez que tiros não pode replicar a precisão de um grupo de trabalho pâncreas.) 'É importante, porém, que o nível de glicose se na metade inferior do intervalo para que o máximo da dia que possível. 'Se você não está fazendo testes de glicose casa, alguns veterinários recomendamos que você parar de aumentar a dose quando o cão ou gato está bebendo normalmente, urinar normalmente, e comendo normalmente, apesar de continuar órgão danos maio, em alguns casos, até glicose está abaixo do "Renal Limite" - testar a urina ceto / glucostix será exibido quando esta tenha sido alcançada.
  4. Obstáculos à regulamentação:
  • Às vezes o animal vai aparecer de repente a necessidade de insulina menor do que antes. Se isso acontecer (o seu açúcar no sangue será menor do que é habitual ir um dia), gota a dose imediatamente e chamar seu vet. Se um pouco antes do ensaio de injecção, e da leitura é muito inferior ao esperado, poderá ser mais prudente ignorar que a dose e continuar reanálise cada 2-3 horas. Se a queda é dramática e conduz a um episódio hipoglicemia, do gato sensativit à insulina pode aumentar dramaticamente. Você deve considerar soltando sua dose após consultar o seu veterinário, e aumentá-lo apenas em meio a uma unidade por 5-7 dias, como antes.
  • Às vezes seu animal de sangue do açúcar irá repente parece muito mais elevado do que é habitual. Isso é muitas vezesnãoum bom momento para aumentar a sua dose de insulina - quase o oposto. É muitas vezes indica que uma baixa de açúcar no sangue condição (ou uma rápida queda de açúcar) foi experimentado algumas horas antes, e um está em andamento. É certo que a queda da próxima dose de 15% -50% de glicose e tomar todas as leituras de 4 a 8 horas até a níveis de glicose para fora. Depois, esperar mais alguns dias para o Somogyi hormonas a diminuição do corpo e, em seguida, você pode aumentar novamente em 0,5 unidade-passos cada 5-7 dias. Se você experimentou esta rebote, as chances são que a sua dose inicial era muito alto, portanto, você deve tentar encontrar uma dose ideal em um ponto mais baixo.
  • Crônica mascarada por overdose Somogyi: Uma dose fractionally que é demasiado elevado pode facilmente causar uma Somogyi rebote, o que pode ser semelhante a uma necessidade de mais insulina. Esta condição pode continuar por dias ou semanas, e é muito duro com o gato do metabolismo. Veja mais sobre este assunto nos Somogyi seção abaixo.
  • Muitos alimentos comerciais (em especial, "Light" alimentos) são extremamente elevados no sector dos cereais e, por conseguinte, carboidratos. Os carboidratos extra manterá o gato ou cachorro do alto de açúcar no sangue, e se você estiver livre de alimentação pode também fazer a curva de açúcar no sangue ao longo do dia imprevisível. Em geral, alimentos enlatados são mais baixos em hidratos de carbono do que aqueles secos, enlatados e "gata" alimentos ainda mais baixos. Estudos recentes revelam que os gatos' diabetes pode ser mais bem regulamentado e às vezes até mesmo curada com uma dieta baixa de carboidratos. Isto pode não se aplicar aos cães. Se a mudança para um menor de carboidratos alimentos, fazê-lo gradualmente, e inferior a dosagem de insulina adequada, com a ajuda do seu vet. Se o seu gato está com uma dieta especial para a pancreatite, insuficiência renal crónica, ou qualquer outra condição, consulte seu vet para a alimentação apropriada para essa condição plus diabetes.
  • Errando insulina: Diferentes marcas e tipos de insulina idiossincrática ter efeitos diferentes em cães e gatos. Se você tiver resolvido com uma dose que parece ser a de manter o açúcar do sangue do animal dentro de gama no pico eficácia, mas as leituras do açúcar continuam em alta perigosamente tiro vezes, a insulina pode não ser duradoura tempo suficiente para o seu animal de estimação, ou pode não ser o melhor escolha. Mudando para uma mais lenta-ou agindo de um melhor tolerada insulina para que pet, e diminuindo a dose inicialmente para ser seguro, pode ser o próximo passo.

De açúcar no sangue orientações

Números absolutos variam entre os animais de estimação, e com calibrações metros. Os números estão abaixo 'como mostrado em uma típica casa, não necessariamente a mais números exactos um vet veríamos (embora muitos veterinários utilizam contadores semelhantes aos utilizados na hometesting).

Detectando e evitando

Curiosamente, muito pouca insulina meio de pré-disparos são demasiado elevados e muita insulina muitas vezes significa também pré-disparos são demasiado elevados. Isso "Somogyi efeito" é frequentemente assinalada por aqueles que testar os seus animais de estimação "glicemia em casa.

O motivo: Anytime o nível de glicose cai muito longe ou demasiado rápido, o gato ou cachorro maio defensivamente dump glicose (convertido a partir de glicogênio no fígado), bem como hormônios adrenalina e cortisol, pela corrente sanguínea. (Se estas forem insuficientes, hipoglicemia ensues!) O glicogénio aumenta a glicemia, os outros dois podem fazer o pet insulino-resistência por um tempo. Este fenômeno foi pela primeira vez documentada por uma Dr.

Mesmo quando o aumento da dose de insulina lenta e cuidadosamente, é possível passar a dose correcta e vá para a uma overdose. (Um caso típico é crescente bidaily dose de 1 a 2 unidades, passando uma dose correcta de unidades 1.5.) Isso pode produzir um rebote - um salto em rápida de glicose no sangue a partir de uma leitura perigosamente baixo, para além do pré-shot nível. O animal pode ser um pouco menos responsiva a mesma dose para a próxima tacada, a partir desses outros hormônios. Repetindo a overdose em dias subseqüentes, e verificando apenas pré-shot leituras ou glicose na urina, pode dar a impressão errada de que mais perigosamente insulina é necessária! Lembre-se de verificar a ocasionalmente o esperado nadir (ponto baixo) também.

É incomum para ser monitorização glicose razão quando isso acontece, e típico de apenas continuar a overdose, o que conduz a uma situação repetida rebote. Por isso é bom para aprender a reconhecer os padrões de repetir rebote.

  • Um padrão típico rebote, mais freqüentemente visto com insulinas de acção prolongada, é um nível elevado, plana, sem açúcar no sangue durante um período de dias. Às vezes, muitas vezes, quando elevar dosagem, este alto curva plana será pontuado por quedas bruscas de valores muito baixos, (com possíveis eventos hipoglicemia), seguido de um rápido regresso ao elevado sem números. (It's a quebra súbita que distingue este padrão de insulina insuficiente!)
  • Quando usar insulinas de acção mais curta, repetida Somogyi rebote maio manifesto vez mais rápida alternando altos e baixos de açúcar no sangue números sem lógica aparente. Os altos e baixos serão ambos exagerado em comparação com o que você veria com uma menor dose.

Não é sempre fácil dizer a um rebote de uma curva regular mostrando insulina acção que termina normalmente. Uma maneira de dizer a diferença é de ter uma "curva" (ensaios repetidos a cada 2 horas, com início no insulina tiro), em um fim de semana e olhar para a forma da curva. Se a curva é vale-moldada, e gradual, então você não está vendo Somogyi rebote. Outras formas deve despertar suspeitas. Em particular, se o aumento é mais rápido após o pico de ação e os aumentos mais elevados do que os originais de pré-insulina e ao nível original, em queda de açúcar no sangue, você tem boas razões para considerar rebote. A única maneira de verificar se a reduzir dosagem e procurar por uma curva em forma de melhor.

Um sinal bastante certeza: Anytime glicemia números parecem'após a dose mais elevada que se coloca é a de considerar a possibilidade de um rebote Somogyi. Mas outros fatores podem causar inesperadamente elevado de glicose no sangue também, para que olhar para uma clara correlação com a dosagem mudanças.

Hipoglicemia episódio

Um episódio agudo hipoglicemia (muito baixos de açúcar no sangue) pode acontecer mesmo se você estiver atento, pois pets' insulina exigências por vezes alterações sem aviso prévio. Os sintomas são depressão / letargia, confusão / tonturas, perda de excretor / bexiga controle, vômitos e, em seguida, perda de consciência e / ou convulsões. Logo que possível, administrar mel ou xarope de milho, esfregando-o no gengivas (mesmo que inconsciente, mas não se nas convulsões), e corrida-a ao vet. Transportar mais mel ou xarope de milho com você sobre a forma e mantê-la esfregando sobre a gengiva, onde pode ser absorvido - ele poderia salvar a vida do animal. A cada minuto, sem causar danos cerebrais de açúcar no sangue. (Alguns recomendam administrar xarope anally se o animal está em apreensões!)

Se o animal tem hipoglicemia, de acordo com a glicemia metro (<2.2mmol / L ou 40mg/dL), mas não apresenta sintomas, trata ou dar comida, se possível. Se eles não comem, tente colocar comida na sua boca. Se isso não funcionar, administrar alguns mel seguido por alimentos ou gato trata, e continuará a fazê-lo até que a glicemia está subindo, e os mais recentes picos de acção da insulina tiro é passado.

Às vezes uma leve hipoglicemia episódio irá passar despercebida, ou deixar provas como um "acidente" onde gatinho não para torná-lo para o litterbox. Nestes casos, o açúcar no sangue provavelmente irá aparecer paradoxalmente elevado sobre o próximo teste horas mais tarde, uma vez que o corpo do animal vai reagir à baixa de açúcar no sangue, estimulando a libertação do fígado armazenados glicogênio. Esta condição é conhecida como Somogyi rebote, e baixou exige uma dose de insulina para os próximos dias. O rebote Somogyi também pode ocorrer quando os mascotes da glicose no sangue cai muito rápido, mesmo que na verdade nunca chega a uma baixa leitura.

Remissão em gatos

Em muitos casos é possível para induzir a remissão (a liberdade temporária ou permanente de insulino-dependência) em diabéticos tipo-2 gatos. (Esta parece ser a única gatos, cães e infelizmente para os seres humanos.) Existe acordo entre os peritos crescente que uma combinação de baixo carboidrato dieta saudável, bem-escolhida insulina, e bem escolhido dosagem planos podem, em muitos casos, parcialmente danificadas curar um pâncreas e permitir que o gato do açúcar no sangue a ser totalmente controlada pela dieta depois. (A dieta baixa de carboidratos é geralmente exigida para o resto da vida do gato.)

0 Entendimento Feline Diabetes Mellitus, Dr. J. Rand, da Universidade de Queensland] </ ref>. Chances de sucesso são mais elevadas nos primeiros meses após o diagnóstico inicial, devido aos danos causados em curso a partir da glicose toxicidade causados por hiperglicemia.

Topicos específicos

Em gatos