Brígida da Irlanda: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Rei-bot (discussão | contribs)
m XHTML-syntax
DragonBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: sv:Brigid av Kildare
Linha 79: Linha 79:
[[pl:Brygida z Kildare]]
[[pl:Brygida z Kildare]]
[[ru:Бригитта Ирландская]]
[[ru:Бригитта Ирландская]]
[[sv:Brigid av Kildare]]

Revisão das 20h52min de 11 de outubro de 2008


Predefinição:Infobox Santos

Santa Brígida de Kildare ou Brígida de Ireland (Brigit, Bridget, Bridgit, Bríd)ou até mesmo na Irlanda pode ser Naomh Bhríde (453 - 524) era uma cristã irlandêsa, freira, abadessa, e fundadora de diversos conventos, que é venerado como santa. Ela é considerada uma das santas padroeiras da Irlanda, juntamente com São Patrício e São Columba. Seu dia e festa é em 1 de fevereiro, o primeiro dia da Primavera,que é tradicional na Irlanda.


Início da vida

Tal como acontece com muitos santos antigos a biografia de Brígida tem sido dificultada pela passagem do tempo. Muita mudança ocorreu dentro do corpo de informação que agora existe. Muitas vezes os limites entre a tradição oral, escrita tornaram-se difíceis de distinguir. Segundo a tradição, ela nasceu em Faughart, Irlanda. Devido à lendária qualidade das primeiras contas de sua vida, não há muita discussão entre muitos estudiosos e mesmo fiéis cristãos quanto à autenticidade de suas biografias. Segundo elas seus pais eram Dubhthach, um pagão de Leinster, e Brocca, ums cristã de Pictos que havia sido batizada por São Patrício. Algumas contas de sua vida sugerem que a mãe de Brígida foi, de fato, Portuguêsa, raptada por piratas irlandeses e levada para a Irlanda para trabalhar como escrava da mesma maneira que Patricío. Brígida recebeu o mesmo nome de uma das mais poderosas deusas da religião pagã, que o seu pai Dubhthach praticava; Brígida era a deusa do fogo, cujas manifestações foram música, artesanato, e poesia, que os irlandeses consideravam a chama do conhecimento.


Santidade

Ela foi convertida como cristã ou 468,mas ela foi inspirada pela pregação de São Patrício desde a mais tenra idade. Apesar da oposição do seu pai, ela era determinada a entrar na vida religiosa. Várias testemunhos atestam a sua grande piedade.

Imagem de Santa Brígida da Irlanda

Ela tinha um coração generoso e nunca poderia recusar nada a um pobre, que vinha para a porta do pai.Sua caridade irritava seu pai: ele pensava que ela estava a ser demasiadamente generosa para os pobres e necessitados, quando ela distribuia seu leite e farinha para todos. Quando ela finalmente deu sua jóia a um leproso, Dubhthach percebeu que talvez, fosse o mais adequado para sua filha a vida de uma freira. Brígida finalmente obteve o seu desejo ela foi enviada para um convento.Brigid recebeu o véu de Santo Mel e professou votos a dedicar sua vida a Cristo. A partir deste ponto surgiram histórias e lendas sobre Brigid. Ela é creditada por ter fundado um convento em Clara,no Condado de Offaly sua primeira fundaçâo. Mas era para ser em Kildare que o seu principal alicerce iria surgir. Cerca de 470 ela fundou a Abadia Kildare, uma duplo mosteiro, com freiras e monges. Brigid era famosa por seu senso comum e acima de tudo pela sua santidade: na sua vida, ela era considerada como um santa. A Abadia de Kildare tornou-se uma dos mais prestigiados mosteiros da Irlanda, famoso em toda a Europa cristã.


Morte

Ela morreu em Kildare em torno de 525 e foi enterrada em um túmulo na igreja de sua abadia . Depois de algum tempo ela foi transporta para Downpatrick com os resstos dos outros dois santos padroeiros da Irlanda, Patricio e Columba. Seu crânio foi extraído e levado à Igreja de São João Batista de Lisboa, Portugal, por três irlandeses nobres, onde permanece ate hoje. Há uma ampla devoção a ela na Irlanda, onde ela é conhecida como a "Maria do Gael" e seu culto foi trazido para a Europa pelos missionários irlandeses, nos séculos depois da sua morte. Na Bélgica, existe uma capela dedicada a Santa Brígida em Fosses-la-Ville.


A Cruz de Santa Brígida

A Cruz de Santa Brígida

A lenda conta que ela fez a cruz e colocou-a no chão ao lado de um homem à morrer, a fim de convertê-lo. É interessante notar que essa lenda não aparece em nenhuma das fontes mais antigas e até hoje sua origem continua perdida na tradição oral.A cruz continua sendo costume em muitas casas, na Irlanda em honra a santa. A cruz assume muitas formas e é tecnicamente classificada pelos especialistas como um ofício do povo embora as tecnologias utilizadas. Segundo a tradição uma nova cruz é feita cada dia de Santa Brígida(1 de Fevereiro), bem como as antigas são queimada.Alguns acreditam que manter uma cruz no teto é uma boa maneira de preservar a casa de incêndios, que foi sempre uma grande ameaça a casas com construção com madeira.


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Brígida da Irlanda