Flange: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
ArthurBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: eo:Flanĝo
Macau500 (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
[[Imagem:Flanschverbindung Gasleitung.jpg|thumb|300px|right|Flange em tubulação de gás combustível]]
{{Em tradução|data=Janeiro de 2008}}
'''Flange''' é um elemento que une dois componentes de um sistema de tubulações, permitindo ser desmontado sem operações destrutivas. Os flanges são montados em pares e geralmente unidos por [[parafuso]]s, mantida a superfície de contato entre dois flanges sob força de [[Compressão física|compressão]], a fim de vedar a conexão.
[[Imagem:WCapao bonito flange-saida-escap..JPG|thumb]]


Principalmente em tubulações de [[seção transversal]] circular, os flanges normalmente levam características geométricas e de resistência padronizadas por normas. Isto torna compatíveis e permite conectarem-se facilmente tubos e diversos tipos de equipamentos e válvulas, mesmo sendo de fabricantes distintos.
'''Flange''' é um elemento que une dois componentes de um sistema de [[tubulação|tubulações]], permitindo ser desmontado sem operações destrutivas, graças a uma [[circunferência]]<!-- de agujeros através dos quais se montam [[tornillo|pernos de unión]].


==Normas==
[[Imagem:Flanschverbindung Gasleitung.jpg|thumb|300px|right|Unión bridada]]
===ASME/ANSI===
<!--
Segundo as normas construtivas [[ASME]]/[[ANSI]], os flanges são padronizados de acordo com o diâmentro nominal (em [[polegada]]s) da tubulação onde se intalam, sendo que a norma ANSI B16.5 trata de diâmetros de até 24 polegadas e a norma ANSI B16.47 de diâmetros maiores.
==Partes de uma flange==
*Ala
*Cuello
*Diâmetro e Pernos
*Cara-->


Entre flanges de mesmo diâmetro nominal ainda existem as diferentes '''classes de pressão''' que determinam as máximas [[pressão|pressões]] internas admissíveis em função da [[temperatura]] de trabalho. Estas classes são: 150#, 300#, 600#, 900#, 1500# e 2500#, onde o símbolo '#' equivale à unidade [[psi]]. A norma ANSI B16.47 distingue também a classe 75#, além destas anteriores.
==Tipos de flange==<!--
Os disenhos das flanges mais habituais são:
*Bridas de cuello para [[solda]]
*Bridas locas
*Lap Joint<Ref>Empleadas en uniones de grandes [[diámetro|diámetros]]</Ref>
*De enchufe y soldadura
*Roscadas
*Bridas ciegas<Ref> Empregadas para a finaliza;'ao de una conducción</Ref>
*Bridas de [[aislante eléctrico|aislamiento eléctrico]]<Ref>Empregdas para evitar o paso de corrente elétrica entre duas zonas</Ref>
*Bridas en ocho<Ref>São dois discos unidos, um permite passar o fluído e o outro não</Ref>


===ISO===
==Flanges [[ASME]]/[[ANSI]]==
As normas [[ISO]] classificam os flanges em diâmetros nominais (DN) em [[milímetro]]s.
As flanges para tubulação segundo os [[estándar]] ASME/ANSI B16.5<Ref>Este estándar é para bridas de diâmetro nominal de 24" e menores</Ref> o ASME/ANSI B16.47<Ref>Para bridas de más de 24" de diámetro nominal</Ref> normalmente están hechas a partir de [[força]] com as caras mecanizadas. Se clasifican según su 'classe de presión' (una relación a partir de la cuál se puede obtener una curva según la resistencia al efecto conjunto [[presión]]-[[temperatura]]). Las clases de presión (''pressure classes'' o ''rating'', en inglés) son denominadas en libras (lb ó #). As classes más usuais são: 150#, 300#, 600#, 900#, 1500# y 2500#, aunque ASME B16.47 recohece a clase 75# a qual está pensada para presiones y temperaturas de trabajo de baja exigencia.


Cuanto mayor es la clase de presión de las bridas de una red de tuberías, mayor resistencia presentará dicha red al efecto conjunto de la presión y la temperatura. Así, por ejemplo, un sistema con clase 150# difícilmente soportaría unas condiciones de presión y temperatura de 30 bar y 150 ºC, mientras que una clase 300# sería la ideal para esas condiciones. Cuanto mayor es la clase de tuberías de una brida, mayor es su precio, por lo que resultaría un gasto no justificado el empleo de unas bridas de 600# para este caso concreto.


{{Esboço|Engenharia}}
===Tipos de caras===
Las caras de las bridas están fabricadas de forma estándar para mantener unas dimensiones concretas. Las caras de las bridas estándar más habituales son:
*Cara Plana
*Cara con resalte
*Cara con anillo-->


===Materiais=== <!--
Los materiales usados normalmente son (según designación ASME):
*SA-A105<Ref>Especificación de Acero al Carbono de forja empleada en sistemas de tuberías</Ref>
*SA-A266<Ref>Especificación de Acero al Carbono de forja para elementos dentro de caldera y recipientes a presión</Ref>
*SA-A182<Ref>Especificación para forja de bridas de acero de baja alelación para tuberías en servicios de alta temperatura</Ref>


[[Categoria:Tubulações]]
==Notas y Referencias==
[[Categoria:Engenharia mecânica]]
<div class="references-small" style="-moz-column-count:2; column-count:2;">
<references />
</div>
-->

{{mínimo}}

[[Categoria:Infraestruturas urbanas|flanges]]
[[Categoria:Elementos de sistemas de tubulação‎]]


[[cs:Příruba]]
[[cs:Příruba]]
[[de:Flansch (Rohrleitung)]]
[[de:Flansch (Rohrleitung)]]
[[en:Flange]]
[[en:Flange]]
[[eo:Flanĝo]]
[[es:Brida (tuberías)]]
[[es:Brida (tuberías)]]
[[it:Flangia]]
[[ja:フランジ]]
[[ja:フランジ]]
[[pl:Połączenia rurowe#kołnierzowe]]
[[pl:Połączenia rurowe#kołnierzowe]]

Revisão das 02h04min de 8 de janeiro de 2009

Flange em tubulação de gás combustível

Flange é um elemento que une dois componentes de um sistema de tubulações, permitindo ser desmontado sem operações destrutivas. Os flanges são montados em pares e geralmente unidos por parafusos, mantida a superfície de contato entre dois flanges sob força de compressão, a fim de vedar a conexão.

Principalmente em tubulações de seção transversal circular, os flanges normalmente levam características geométricas e de resistência padronizadas por normas. Isto torna compatíveis e permite conectarem-se facilmente tubos e diversos tipos de equipamentos e válvulas, mesmo sendo de fabricantes distintos.

Normas

ASME/ANSI

Segundo as normas construtivas ASME/ANSI, os flanges são padronizados de acordo com o diâmentro nominal (em polegadas) da tubulação onde se intalam, sendo que a norma ANSI B16.5 trata de diâmetros de até 24 polegadas e a norma ANSI B16.47 de diâmetros maiores.

Entre flanges de mesmo diâmetro nominal ainda existem as diferentes classes de pressão que determinam as máximas pressões internas admissíveis em função da temperatura de trabalho. Estas classes são: 150#, 300#, 600#, 900#, 1500# e 2500#, onde o símbolo '#' equivale à unidade psi. A norma ANSI B16.47 distingue também a classe 75#, além destas anteriores.

ISO

As normas ISO classificam os flanges em diâmetros nominais (DN) em milímetros.


Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.