Bomba injetora: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luimio (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
'''Bomba Injetora''' é um sub-sistema de alimentação dos [[motor diesel|motores diesel]]. O sistema utilizado inicialmente em motores estacionários [[Rover]] é responsavel pelo bombeamento de [[óleo]] em alta pressão, nos grupos geradores e nas grandes maquinas de navios, posteriormente nos veículos menores como caminhões e automóveis [[Volkswagen]] TDI, sendo o seu desenvolvimento a cargo do grupo [[Bosch]].
'''Bomba Injetora''' é um sub-sistema de alimentação dos [[motor diesel|motores diesel]]. O sistema utilizado inicialmente em motores estacionários [[Rover]] é responsável pelo bombeamento de [[óleo]] em alta pressão, nos grupos geradores e nas grandes maquinas de navios, posteriormente nos veículos menores como camiões e automóveis [[Volkswagen]] TDI, sendo o seu desenvolvimento a cargo do grupo [[Bosch]].


Consiste num sistema de bombeamento mecânico a pistões que funciona imerso e lubrificado no próprio óleo combustivel. O sistema é calculado para fornecer alta [[pressão]] de (+2000 [[bar (unidade)|Bar]] ) na agulha do bico e assim vencer a [[contrapressão]] do oxigênio no interior do cilindro já comprimido. Essa operação que acontece no momento da compressão e exato instante que o embolo do pistão encontra-se 6º antes do ponto morto superior, uma quantidade predeterminada de combustivel é pulverizado. Na realidade, as válvulas que retém o bico injetor fechado, é que cedem “sob pressão” e liberam a passagem do óleo, que entra atomizado na câmara e detona.
Consiste num sistema de bombeamento mecânico a pistões que funciona imerso e lubrificado no próprio óleo combustível. O sistema é calculado para fornecer alta [[pressão]] de (+2000 [[bar (unidade)|Bar]] ) na agulha do bico e assim vencer a [[contrapressão]] do oxigénio no interior do cilindro já comprimido. Essa operação que acontece no momento da compressão e exato instante que o embolo do pistão encontra-se 6º antes do ponto morto superior, uma quantidade predeterminada de combustível é pulverizado. Na realidade, as válvulas que retém o bico injetor fechado, é que cedem “sob pressão” e liberam a passagem do óleo, que entra atomizado na câmara e detona.


Vantagens:
Vantagens:

Revisão das 14h13min de 9 de abril de 2009

Bomba Injetora é um sub-sistema de alimentação dos motores diesel. O sistema utilizado inicialmente em motores estacionários Rover é responsável pelo bombeamento de óleo em alta pressão, nos grupos geradores e nas grandes maquinas de navios, posteriormente nos veículos menores como camiões e automóveis Volkswagen TDI, sendo o seu desenvolvimento a cargo do grupo Bosch.

Consiste num sistema de bombeamento mecânico a pistões que funciona imerso e lubrificado no próprio óleo combustível. O sistema é calculado para fornecer alta pressão de (+2000 Bar ) na agulha do bico e assim vencer a contrapressão do oxigénio no interior do cilindro já comprimido. Essa operação que acontece no momento da compressão e exato instante que o embolo do pistão encontra-se 6º antes do ponto morto superior, uma quantidade predeterminada de combustível é pulverizado. Na realidade, as válvulas que retém o bico injetor fechado, é que cedem “sob pressão” e liberam a passagem do óleo, que entra atomizado na câmara e detona.

Vantagens:

  • um comportamento mais desportivo para o motor diesel
  • arranque instantâneo
  • muito baixo consumo, mesmo comparado com o common-rail

Desvantagens:

  • menor rendimento que o sistema comon-rail
  • maior ruído de funcionamento
  • mais poluente que os common-rail


Ligações Externas