Papa Nicolau I: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
VolkovBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: hr:Nikola I., papa
Linha 1: Linha 1:
[[Imagem:NicholasI.jpg|150px|thumb]]
[[Imagem:NicholasI.jpg|150px|thumb]]
O '''Papa Nicolau I''' (cerca de [[820]] - [[13 de Novembro]] de [[867]]) foi [[papa]] entre [[24 de Abril]] de [[858]] até à sua morte. Nasceu em cerca de [[810]]. É lembrado por ter consolidado o poder e autoridade papal. Recusou anular o casamento de [[Lotário II]] do [[Sacro Império Romano]], de modo a este casar-se com a sua amante, Waldrada. Perante a decisão de um Concílio, que aprovou o anulamento, o papa dissolveu-o e excomungou os seus membros. Apesar de pressão por parte dos [[Dinastia carolíngia|Carolíngios]], a sua decisão permaneceu. Durante o seu papado, as relações com o [[Império Bizantino]] sofreram alguns revezes devido ao apoio que deu a [[Patriarca Inácio|Inácio]], [[Patriarca de Constantinopla]], que tinha sido substituído por [[Fócio]] (''Photius'').
O '''Papa Nicolau I''' (cerca de [[820]] - [[13 de Novembro]] de [[867]]) foi [[papa]] entre [[24 de Abril]] de [[858]] até à sua morte. Nasceu em cerca de [[810]]. É lembrado por ter consolidado o poder e autoridade papal. Recusou anular o casamento de Lotário II do [[Sacro Império Romano]], de modo a este casar-se com a sua amante, Waldrada. Perante a decisão de um Concílio, que aprovou o anulamento, o papa dissolveu-o e excomungou os seus membros. Apesar de pressão por parte dos [[Dinastia carolíngia|Carolíngios]], a sua decisão permaneceu. Durante o seu papado, as relações com o [[Império Bizantino]] sofreram alguns revezes devido ao apoio que deu a Inácio, [[Patriarca de Constantinopla]], que tinha sido substituído por [[Fócio]] (''Photius'').


{{esboço-papa}}
{{esboço-papa}}

Revisão das 16h51min de 4 de maio de 2009

O Papa Nicolau I (cerca de 820 - 13 de Novembro de 867) foi papa entre 24 de Abril de 858 até à sua morte. Nasceu em cerca de 810. É lembrado por ter consolidado o poder e autoridade papal. Recusou anular o casamento de Lotário II do Sacro Império Romano, de modo a este casar-se com a sua amante, Waldrada. Perante a decisão de um Concílio, que aprovou o anulamento, o papa dissolveu-o e excomungou os seus membros. Apesar de pressão por parte dos Carolíngios, a sua decisão permaneceu. Durante o seu papado, as relações com o Império Bizantino sofreram alguns revezes devido ao apoio que deu a Inácio, Patriarca de Constantinopla, que tinha sido substituído por Fócio (Photius).

Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Precedido por
Bento III

Papa

106.º
Sucedido por
Adriano II