Koichi Wakata: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
JAnDbot (discussão | contribs)
m Bot: Modificando: cs:Kóiči Wakata
m Bot: Adicionando: sk:Kóiči Wakata
Linha 54: Linha 54:
[[no:Koichi Wakata]]
[[no:Koichi Wakata]]
[[pl:Koichi Wakata]]
[[pl:Koichi Wakata]]
[[sk:Kóiči Wakata]]
[[zh:若田光一]]
[[zh:若田光一]]

Revisão das 00h55min de 24 de junho de 2009

Predefinição:Missão humana espacial

Koichi Wakata
Koichi Wakata
Nascimento 1 de agosto de 1963 (60 anos)
Saitama, Japão
Nacionalidade Japão japonês
Carreira espacial
Astronauta da JAXA
Tempo no espaço 21d 19h 44m
Seleção 1992
Missões STS-72, STS-92, STS-119, Expedição 18
Insígnia da missão

Koichi Wakata (Saitama, 1 de agosto de 1963) é um astronauta japonês.

Formado em matemática, engenharia aeronáutica e engenharia aeroespacial, trabalhou como engenheiro de estruturas na Japan Airlines, até ser selecionado como astronauta-candidato pela NASDA (Agência Nacional de Desenvolvimento Espacial do Japão) – hoje JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão ou Dokuritsu-gyōsei-hōjin Uchū Kōkū Kenkyū Kaihatsu Kikō, no original – em 1992, sendo enviado para treinamento no Centro Espacial Lyndon Johnson, da NASA.

Foi ao espaço pela primeira vez em janeiro de 1996, como primeiro especialista de missão japonês, na STS-72 Endeavour, uma missão que recapturou no espaço um satélite japonês lançado dez meses antes e avaliou em órbita procedimentos e equipamentos a serem utilizados na construção da Estação Espacial Internacional.

Sua segunda viagem foi em outubro de 2000, na STS-92 Discovery, que preparou as instalações da ISS para a utilização das expedições a serem realizadas à estação. Em dezembro do mesmo ano, foi destacado para a função de astronauta instrutor em robótica da NASA.

Em julho de 2006, Wakata foi o comandante da décima missão NEEMO, uma expedição submarina de sete dias, realizada por astronautas no laboratório Aquarius, submerso na costa da Flórida. No mês seguinte, foi enviado à Cidade das Estrelas, na Rússia, para treinamento como engenheiro de vôo nas naves Soyuz, em preparação para missões de longa duração na ISS.

Ele foi designado para participar da Expedição 18 à ISS, que teve início em fins de 2008 e se estenderá aos primeiros meses de 2009, fase na qual ele será um residente da estação. Subiu à órbita junto com a tripulação da STS-119 Discovery, em 15 de março de 2009 e deverá permanecer na tripulação, substituindo a astronauta Sandra Magnus, até o mês de abril, sendo o primeiro japonês a tomar parte numa missão espacial de longa duração.

Ver também

Ligações externas