Eugenio Barba: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
JoniFili (discussão | contribs)
m corrigido link data
Linha 6: Linha 6:


== Biografia ==
== Biografia ==
Sua família é originária de [[Gallipoli]] ([[província de Lecce]]). Forma-se na academia militar de [[Napoli]] em [[1954]]. Neste mesmo ano se transfere para a [[Noruega]] para trabalhar como marinheiro. Se forma em literatura francesa em [[Oslo]] e história das religiões nórdicas.
Sua família é originária de [[Gallipoli]] ([[província de Lecce]]). Forma-se na academia militar de [[Nápoles]] em [[1954]]. Neste mesmo ano se transfere para a [[Noruega]] para trabalhar como marinheiro. Se forma em literatura francesa em [[Oslo]] e história das religiões nórdicas.


Em [[1961]] se muda para [[Varsóvia]], [[Polônia]], para estudar direção teatral na Escola Teatral do Estado, que abandona no ano seguinte para unir-se a [[Jerzy Grotowski]], no Teatr 13 Rzedow de [[Opole]]. Barba acompanha Grotowski por três anos.
Em [[1961]] se muda para [[Varsóvia]], [[Polônia]], para estudar direção teatral na Escola Teatral do Estado, que abandona no ano seguinte para unir-se a [[Jerzy Grotowski]], no Teatr 13 Rzedow de [[Opole]]. Barba acompanha Grotowski por três anos.

Revisão das 13h06min de 6 de julho de 2009

Eugenio Barba (Brindisi, 29 de outubro de 1936) é um diretor de teatro italiano e figura central no teatro mundial, fundador e diretor do Odin Teatret em 1964, uma companhia fundada em Oslo, na Noruega que se muda para Holstebro, em 1966, Dinamarca, uma cidade que tinha à época 18 mil habitantes.

Amigo e companheiro de trabalho de Jerzy Grotowski, trabalhando com ele diretamente durante cerca de três anos, é responsável pela divulgação de seu trabalho no ocidente. Em 1979 Eugenio Barba funda a International School of Theatre Anthropology - (ISTA), parte das atividades do Odin, o que o torna figura principal na antropologia teatral.

O Odin viaja a América Latina pela primeira vez em 1976, apresentando-se no Festival Internacional de Teatro da Venezuela. Barba visita o Brasil pela primeira vez em 1986, graças ao diretor Luis Octavio Burnier, que o introduz no conhecimento das manifestações culturais brasileiras.

Biografia

Sua família é originária de Gallipoli (província de Lecce). Forma-se na academia militar de Nápoles em 1954. Neste mesmo ano se transfere para a Noruega para trabalhar como marinheiro. Se forma em literatura francesa em Oslo e história das religiões nórdicas.

Em 1961 se muda para Varsóvia, Polônia, para estudar direção teatral na Escola Teatral do Estado, que abandona no ano seguinte para unir-se a Jerzy Grotowski, no Teatr 13 Rzedow de Opole. Barba acompanha Grotowski por três anos.

Em 1963 viaja a Índia, onde tem seu primeiro encontro com o Kathakali. Seu primeiro livro Grotowski alla ricerca del Teatro Perduto - na procura do teatro perdido, foi publicado na Itália e na Hungria em 1965.

Quando volta a Oslo, em 1964, tinha a intenção de tornar-se um diretor teatral profissional, mas, como era estrangeiro, não teve muito sucesso inicialmente. Assim decide iniciar um teatro particular, com jovens que não haviam sido admitidos na Escola Teatral do Estado de Oslo e cria o Odin Teatret em 1 de outubro de 1964.

A primeira produção do Odin Teatret foi Ornitofilene, do autor norueguês Jens Bjørneboe, foi apresentada na Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca. Depois da apresentação na Dinamarca o grupo foi convidado pela prefeitura de Holstebro, uma pequena cidade na costa noroeste, a criar um laboratório teatral. Ao Odin foi oferecida uma velha fábrica e uma pequena soma de dinheiro para que se estabelecesse autonomamente. Hostelbro se torna a sede do Odin Teatret.

Espetáculos

Eugenio Barba dirigiu 65 espetáculos com o Odin Teatret e o grupo Theatrum Mundi Ensemble. Alguns espetáculos necessitaram mais de dois anos de preparação. Alguns dos espetáculos foram Ferai (1969), Min Fars Hus (A Casa de Meu Pai) (1972), Le Ceneri di Brecht (As Cinzas de Brecht) (1980), Il Gospel Secondo Oxyrhincus (O Evangelho segundo Oxyrhincus) (1985), Talabot (1988), Itsi Bitsi (1991), Kaosmos (1993) e Mythos (1998). Algumas produções mais recentes são Sale (Sal) (2002), Grandi Città sotto la Luna (Grandes cidades sob a lua) (2003), Il Sogno di Andersen (O Sonho de Andersen)(2005), Ur-Hamlet (2006) e Don Giovanni all'Inferno (Don Giovanni no Inferno) (2006), em colaboração com o Grupo Midtvest. Em outubro de 2006, na comemoração do septuagésimo aniversário de Barba o Odin Teatret organizou vários espetáculos e encontros em Puglia, Foggia e Lecce, cidade natal de Barba.

Em 1974 Eugenio Barba e o Odin Teatret se propõe a responder a seguinte pergunta, colocada por Barba: "O que é um ator quando não se tem um espetáculo?". Inicia a prática do teatro como "baratto culturale", uma troca através de uma montagem com a comunidade, um lugar não físico de diálogo e troca com a realidade diversa.

Em 2006 o Odin Teatret modifica mais uma vez sua própria colocação e, depois de anos em um teatro laboratório que acontece numa sala estúdio, da posterior proposta do "baratto culturale" em Carpignano Salentino (Lecce), o grupo viaja ao mundo com o espetáculos, laboratórios e espetáculos demonstração.

Publicações

  • Terra de cinzas e diamantes. SP: Perspectiva, 2006.
  • Além das Ilhas Flutuantes. SP: Hucitec,1991.
  • A Arte Secreta do Ator. SP:Hucitec,1995 edição com Nicola Savarese.
  • A Canoa de Papel. SP: Hucitec,1994.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.