Saprotrofia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Jeferson (discussão | contribs)
→‎Ver também: Checkwiki: limpeza de sintaxe utilizando AWB
Fabiano Tatsch (discussão | contribs)
→‎{{Ver também}}: Checkwiki + Ajustes utilizando AWB
Linha 17: Linha 17:
* [[Ecologia]]
* [[Ecologia]]


{{Sem imagem|data=outubro de 2009}}

{{DEFAULTSORT:Saprofita}}
[[Categoria:Relações ecológicas]]
[[Categoria:Relações ecológicas]]



Revisão das 15h36min de 14 de outubro de 2009

Em botânica e ecologia, chamam-se saprófitas as plantas sem capacidade fotossintética que se alimentam absorvendo substâncias orgânicas normalmente provenientes de matéria orgânica em decomposição.

Pertencem a este grupo a maioria dos fungos terrestres, algumas plantas vasculares modificadas e os gametófitos de muitas pteridófitas.

Estes fungos têm um importante papel na reciclagem dos nutrientes no meio ambiente, tal como muitas bactérias - que, no entanto, não são consideradas saprófitas, mas sim decompositoras, uma vez que transformam a matéria orgânica em inorgânica, ao invés de a transformarem em matéria viva como fazem as saprófitas.

Não confundir com as plantas parasitas ou epífitas que podem alimentar-se de substâncias orgânicas da planta hospedeira ou por ela segregadas.

Neste artigo, "plantas" é utilizado como termo genérico, como era usado de acordo com a taxonomia de Lineu, e inclui não só as plantas vasculares - as espermatófitas) e as pteridófitas - mas também as briófitas, algas e fungos.

Ver também