Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "Umm Qais"

337 bytes adicionados ,  15h22min de 21 de novembro de 2009
sem resumo de edição
'''Umm Qais'''(do [[Árabe]]:م قيس‎) é uma cidade na [[Jordânia]] localizada no sítio das [[ruínas]] da cidade [[Império Romano|Romana]]-[[Civilização Helenística|Helenística]] de '''Gadara'''([[Hebraico]]: גדרה‎, gad´a-ra or גדר, ga-der), (Greek: Γάδαρα, também [[Transliteração|transliterado]] como '''Gádara''').
'''Gadara''' era uma das [[Dez Cidades]] autônomas situadas a sudeste do [[Mar da Galiléia]] e que eram habitadas predominantemente por não judeus na época de [[Jesus]]. Era também o nome de uma região gentílica que correspondia à localização da cidade.Esta cidade era habitada por nobres, assim sendo uma cidade rica e luxuosa.
Nessa cidade ocorreu um dos milagres de Jesus: a expulsão dos demônios de um habitante gadareno falido, palavra também chamada de ``O endemoniado gadareno´´.
 
==História==
O nome atual e mais utilizado, Umm Qais, é um termo [[Árabe]] que significa "A Mãe de Qais", com uma modificação de ortografia e pronúncia do nome Romano [[Caius]]. O antigo nome Gadara aparenta ser [[Semítico]]. Provavelmente é derivado do termo [[hebraico]] ''gader'' (גדר), que significa "cercado" ou "fronteira".
 
{{esboço-bíblia}}