Cataratas de Kaieteur: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Acerto de texto (interwikis)
Inserção de categoria
Linha 6: Linha 6:


{{esboço}}
{{esboço}}
[[categoria:hidrografia]]
[[Categoria:hidrografia]]
[[Categoria:Quedas de água da Guiana]]

[[bg:Кайетур]]
[[bg:Кайетур]]
[[de:Kaieteur-Fälle]]
[[de:Kaieteur-Fälle]]

Revisão das 11h18min de 9 de fevereiro de 2010

As Cataratas de Kaieteur (Kaieteur Falls, em inglês) é uma grande e famosa queda-d'água do Rio Potaro na região central da Guiana. Localiza-se no Parque Nacional de Kaieteur, uma região que é também reivindicada pela Venezuela, denominada Guiana Essequiba.

Tem 226 metros quando medida desde sua queda até a primeira arrebentação em um penhasco de arenito. A partir daí flui em uma série de cascatas que, se incluídas na medição, dão o total de 251 metros. Kaieteur é cinco vezes mais alta que as mais conhecidas cataratas do mundo, Cataratas de Niagara, localizada na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos, e é duas vezes mais alta que as Cataratas Vitória, situadas na fronteira entre Zâmbia and Zimbábue, na África.

O site World Waterfalls Database, o mais conhecido site sobre o assunto, classificou Kaieteur como a décima-sexta queda-d'água mais impressionante do mundo.

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.