Guiena: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: br:Guyenne
Linha 1: Linha 1:
:'''Nota''': ''Não confundir com [[Guiana]] (na América do Sul) nem [[Guiné]] (na África)''
'''Guiena''' (em [[idioma francês|francês]], ''Guyenne'' e em [[occitano]], ''Guiana'') é uma antiga província da [[França|sudoeste francês]]. Tinha por capital [[Burdeos]] e encontrava-se à noroeste de [[Gasconha]]. O termo refere-se depois ao conjunto das posses francesas do [[Rei da Inglaterra]] após o [[tratado de París]] em [[1259]]. Comprendia [[Limousin]], [[Périgord]], [[Quercy]], [[Rouergue]], [[Agenês]], uma parte de [[Saintonge]] e de [[Gasconha]]. Seus limites variaram em função das vissicitudes da dominação inglesa.
[[Ficheiro:Traité de Bretigny.svg|thumb|250px|A Guiena é frequentemente associada hoje em dia ao ducado hereditário da coroa da Inglaterra no sudoeste da França como definido no [[tratado de Brétigny]] (1360).]]
'''Guiena''' ({{lang-fr|''Guyenne''}} e em [[língua occitana]]: ''Guiana'') é uma antiga província da [[França|sudoeste francês]]. Tinha por capital [[Bordéus]] e encontrava-se a noroeste da [[Gasconha]]. O termo refere-se depois ao conjunto das posses francesas do [[Rei da Inglaterra]] após o [[tratado de París]] em [[1259]]. Compreendia [[Limousin]], [[Périgord]], [[Quercy]], [[Rouergue]], [[Agenês]], uma parte de [[Saintonge]] e de [[Gasconha]]. Seus limites variaram em função das vicissitudes da dominação inglesa.


Hoje em dia este termo não tem nenhuma realidade política nem social.
Hoje em dia este termo não tem nenhuma realidade política nem social.

Revisão das 21h35min de 23 de junho de 2011

Nota: Não confundir com Guiana (na América do Sul) nem Guiné (na África)
A Guiena é frequentemente associada hoje em dia ao ducado hereditário da coroa da Inglaterra no sudoeste da França como definido no tratado de Brétigny (1360).

Guiena (em francês: Guyenne e em língua occitana: Guiana) é uma antiga província da sudoeste francês. Tinha por capital Bordéus e encontrava-se a noroeste da Gasconha. O termo refere-se depois ao conjunto das posses francesas do Rei da Inglaterra após o tratado de París em 1259. Compreendia Limousin, Périgord, Quercy, Rouergue, Agenês, uma parte de Saintonge e de Gasconha. Seus limites variaram em função das vicissitudes da dominação inglesa.

Hoje em dia este termo não tem nenhuma realidade política nem social.