Homofonia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Bot: Adicionando: bg:Хомофония
EmausBot (discussão | contribs)
m r2.6.4) (Robô: A adicionar: sk:Homofónia
Linha 35: Linha 35:
[[ru:Гомофония]]
[[ru:Гомофония]]
[[simple:Homophony]]
[[simple:Homophony]]
[[sk:Homofónia]]
[[sv:Homofoni]]
[[sv:Homofoni]]
[[uk:Гомофонія]]
[[uk:Гомофонія]]

Revisão das 09h53min de 24 de junho de 2011

Homofonia em "If ye love me" de Thomas Tallis, composição de 1549. As vozes movem-se juntas segundo o mesmo ritmo, e a relação entre si cria acordes: este excerto inicia e termina com acorde de Fá Maior.

Homofonia (do grego antigo "mesmo som") literalmente significa "vozes semelhantes" designando música em uníssono. Contudo, em homofonia, as vozes não precisam estar uníssonas como se na mesma melodia, mas admite-se também que estejam uníssonas somente quanto à duração, i.e., quanto ao ritmo. Em homofonia os acordes das quatro vozes apresentam-se em blocos. Não há articulação contrapontística das vozes.

Homofonia opõe-se a polifonia, aonde as vozes se articulam separadamente em contraponto e os acordes não progridem em blocos homofônicos, obviamente.

A música homofônica é típica do início do século VII até ao século XIII, com os cantos bizantinos e gregorianos e missas. Mas também se encontra mais tarde no período barroco em alguns prelúdios de corais e motetos de Johann Sebastian Bach, por exemplo, aonde as vozes caminham em blocos harmônicos sem muito movimento individual das vozes.

Predefinição:Bom interwiki