Capitólio de Havana: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Alch Bot (discussão | contribs)
m Bot: movendo páginas de redirecionamentos de categorias; mudanças triviais
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: be:Капітолій, Гавана
Linha 13: Linha 13:
[[Categoria:Havana]]
[[Categoria:Havana]]


[[be:Капітолій, Гавана]]
[[de:Kapitol (Havanna)]]
[[de:Kapitol (Havanna)]]
[[en:El Capitolio]]
[[en:El Capitolio]]

Revisão das 07h27min de 18 de julho de 2011

Capitólio de Havana.

O Edifício do Capitólio Nacional (em espanhol, El Capitolio), em Havana, foi a sede do governo de Cuba após a Revolução Cubana em 1959, e atualmente é a sede da Academia Cubana de Ciências. O seu desenho foi inspirado no Capitólio dos Estados Unidos em Washington, DC. Concluído em 1929, o prédio foi o edifício mais alto de Havana na década de 50 e também a terceira maior casa parlamentar do mundo.

Prédio

O prédio é semelhante ao Capitólio de Washington, mas o arquiteto Eugenio Raynieri inspirou-se na cúpula do Panteão de Paris. A cúpula foi construída nos Estados Unidos e é fixada bem acima da fachada do prédio para permitir mais espaço interno na parte traseira do prédio. Com quase 92 metros (300 pés) de altura, a cúpula foi o ponto mais alto na cidade de Havana até a década de 1950 (essa honra pertence agora ao Memorial José Martí).

As lâmpadas que podem ser encontradas em todo o edifício foram desenhadas e fabricadas especialmente para o edifício. No centro do prédio dois pátios proporcionam luz e ventilação para os gabinetes do terceiro e quarto andares. Existe ainda uma pequeno andar que dá acesso a cúpula. Predefinição:Bom interwiki