Estocástico: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
YurikBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: fa:فرايند تصادفی
Linha 16: Linha 16:
[[eo:Stokastiko]]
[[eo:Stokastiko]]
[[es:Proceso estocástico]]
[[es:Proceso estocástico]]
[[fa:فرايند تصادفی]]
[[fi:Stokastinen prosessi]]
[[fi:Stokastinen prosessi]]
[[fr:Processus stochastique]]
[[fr:Processus stochastique]]

Revisão das 05h40min de 23 de julho de 2006

Estocásticos são padrões que surgem através de eventos aleatórios.

O lançar de dados dará resultados numéricos estocásticos, pois qualquer uma das 6 faces do dado tem iguais probabilidades de ficar para cima quando de seu arremesso.

Porém, é importante salientar uma diferença entre aleatoriedade e estocasticidade. Normalmente, os eventos estocásticos são aleatórios. Todavia, podem eventualmente não o ser. É perfeitamente plausível, embora improvável, que uma série de 10 arremessos de dados gere a seqüência não aleatória de 6,5,4,3,2,1,2,3,4,5 ou 1,1,1,1,1,1,1,1,1,1. Apesar de coerente - ou compressível (podendo ser expressa de um modo mais comprimido que a seqüência inteira) - a seqüência não-aleatória é estocástica, pois surgiu através de um evento aleatório: o lançar de dados.

Boas informações sobre aleatoriedade, estocasticidade e compressibilidade podem ser encontradas no excelente livro de Murray Gell-Mann, O Quark e o Jaguar.

Há também a música estocástica, forma de composição baseada em padrões estocásticos, utilizando-se de computadores para redigir as partituras. Tem como maior ícone o compositor grego Iannis Xenakis.