Campo gravitacional: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Reorganização, inclusao de referências internas
Heiligenfeld (discussão | contribs)
Sem necessidade de underlines e c
Linha 1: Linha 1:
{{sem-fontes}}
{{sem-fontes}}
Em [[mecânica Newtoniana]], o '''campo gravitacional''' é o [[campo_(física)|campo]] [[campo vectorial|vectorial]] que representa a [[gravitação|atração gravitacional]] que um corpo massivo (isto é, um corpo caracterizado pelo atributo de [[massa]]) exerce sobre os outros corpos, sem especificar qual é o corpo que está sendo atraído. Isso é possível porque pela [[lei da gravitação universal]], a força gravitacional sentida por um corpo é [[Proporcionalidade#Formas_de_proporcionalidade|directamente proporcional]] à sua massa gravitacional. Assim, o campo gravitacional corresponde mais exactamente ao fator de proporcionalidade a ser aplicado para obtermos a [[força]] exercida sobre uma massa em particular.
Em [[mecânica Newtoniana]], o '''campo gravitacional''' é o [[campo (física)|campo]] [[campo vectorial|vectorial]] que representa a [[gravitação|atração gravitacional]] que um corpo massivo (isto é, um corpo caracterizado pelo atributo de [[massa]]) exerce sobre os outros corpos, sem especificar qual é o corpo que está sendo atraído. Isso é possível porque pela [[lei da gravitação universal]], a força gravitacional sentida por um corpo é [[Proporcionalidade#Formas de proporcionalidade|directamente proporcional]] à sua massa gravitacional. Assim, o campo gravitacional corresponde mais exactamente ao fator de proporcionalidade a ser aplicado para obtermos a [[força]] exercida sobre uma massa em particular.


Da lei de Newton para a gravitação, supondo que o corpo massivo em questão tenha massa <math>M</math> e que esteja na origem do sistema de coordenadas de <math>\mathbb{R}^3</math>, o campo gravitacional G em um ponto '''r''' será:
Da lei de Newton para a gravitação, supondo que o corpo massivo em questão tenha massa <math>M</math> e que esteja na origem do sistema de coordenadas de <math>\mathbb{R}^3</math>, o campo gravitacional G em um ponto '''r''' será:
Linha 6: Linha 6:
: <math>\mathbf{G}(\mathbf{r}) = - \frac{G_N M \mathbf{r}}{r^3}</math>
: <math>\mathbf{G}(\mathbf{r}) = - \frac{G_N M \mathbf{r}}{r^3}</math>


onde <math>G_N</math> é a [[constante de gravitação universal]] (<math> \sim 6,67 \times 10^{-11} \; m^3/kg \, s^2</math>) e r é o módulo do vetor '''r''', e coincide com a distância em relação à massa criadora do campo. O sinal negativo mostra que o campo é atrativo, pois a força tem o sentido oposto ao raio vector. Por sua vez, o [[Vetor_(matemática)#M.C3.B3dulo_ou_norma_do_vetor_-|módulo]] do campo à distância r da massa M é <math>\frac{G_N M}{r^2}</math>.
onde <math>G_N</math> é a [[constante de gravitação universal]] (<math> \sim 6,67 \times 10^{-11} \; m^3/kg \, s^2</math>) e r é o módulo do vetor '''r''', e coincide com a distância em relação à massa criadora do campo. O sinal negativo mostra que o campo é atrativo, pois a força tem o sentido oposto ao raio vector. Por sua vez, o [[Vetor (matemática)#Módulo ou norma do vetor |módulo]] do campo à distância r da massa M é <math>\frac{G_N M}{r^2}</math>.


Pela [[Massa#Equival.C3.AAncia_de_Massa_Inercial_e_Gravitacional|equivalência entre a massa inercial e a massa gravitacional]] e a [[Segunda Lei de Newton]], vemos que o campo gravitacional em um ponto, que tem unidades de <math>m/s^2</math>, corresponde à [[aceleração]] sofrida por um corpo massivo devido à presença da massa <math>M</math> e portanto não depende do corpo que sofre a acção do campo.
Pela [[Massa#Equivalência de Massa Inercial e Gravitacional|equivalência entre a massa inercial e a massa gravitacional]] e a [[Segunda Lei de Newton]], vemos que o campo gravitacional em um ponto, que tem unidades de <math>m/s^2</math>, corresponde à [[aceleração]] sofrida por um corpo massivo devido à presença da massa <math>M</math> e portanto não depende do corpo que sofre a acção do campo.


=={{Ver também}}==
=={{Ver também}}==
*[[Campo_(física)]]
*[[Campo (física)]]
*[[Gravitação]]
*[[Gravitação]]
*[[Relatividade geral]]
*[[Relatividade geral]]

Revisão das 01h15min de 20 de agosto de 2011

Em mecânica Newtoniana, o campo gravitacional é o campo vectorial que representa a atração gravitacional que um corpo massivo (isto é, um corpo caracterizado pelo atributo de massa) exerce sobre os outros corpos, sem especificar qual é o corpo que está sendo atraído. Isso é possível porque pela lei da gravitação universal, a força gravitacional sentida por um corpo é directamente proporcional à sua massa gravitacional. Assim, o campo gravitacional corresponde mais exactamente ao fator de proporcionalidade a ser aplicado para obtermos a força exercida sobre uma massa em particular.

Da lei de Newton para a gravitação, supondo que o corpo massivo em questão tenha massa e que esteja na origem do sistema de coordenadas de , o campo gravitacional G em um ponto r será:

onde é a constante de gravitação universal () e r é o módulo do vetor r, e coincide com a distância em relação à massa criadora do campo. O sinal negativo mostra que o campo é atrativo, pois a força tem o sentido oposto ao raio vector. Por sua vez, o módulo do campo à distância r da massa M é .

Pela equivalência entre a massa inercial e a massa gravitacional e a Segunda Lei de Newton, vemos que o campo gravitacional em um ponto, que tem unidades de , corresponde à aceleração sofrida por um corpo massivo devido à presença da massa e portanto não depende do corpo que sofre a acção do campo.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.