Barlavento e sotavento: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: fr:Au vent
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: it:Sopravento
Linha 32: Linha 32:
[[es:Sotavento y barlovento]]
[[es:Sotavento y barlovento]]
[[fr:Au vent]]
[[fr:Au vent]]
[[it:Sopravento]]
[[nl:Lijzijde]]
[[nl:Lijzijde]]
[[no:Lovart og le]]
[[no:Lovart og le]]

Revisão das 05h58min de 20 de agosto de 2011

Barlavento: lado do barco que recebe o vento.
Sotavento: lado do barco que solta o vento.
 Nota: Para outros significados, veja Barlavento e sotavento (desambiguação).

Barlavento e sotavento são termos náuticos que se referem ao lado da embarcação de onde e para onde sopra o vento, respectivamente.

Náutica

Sotavento é o lado oposto ao lado do qual sopra o vento. Quando se veleja com o vento entrando pela valuma ou em popa rasa, o lado de sotavento é o lado em que está sua vela grande. O outro lado é o de barlavento. Quando dois barcos em mesmas amuras estão em compromisso, o que está por sotavento é o barco de sotavento. O outro é o barco de barlavento.

Meteorologia

Também encontramos esses termos em relação à influência do relevo sobre o clima. Por exemplo: uma montanha é uma barreira para o deslocamento das massas de ar que carregam a humidade. O ar que vai em direção à montanha (portanto a barlavento da mesma) é forçado a subir e condensa-se, devido à redução adiabática da temperatura, podendo causar chuva. Após passar as montanhas, já desprovido de humidade, o ar desce e aquece adiabaticamente. Portanto, costumamos encontrar florestas ou poças a barlavento e áreas mais áridas, até charcos ou desertos, a sotavento.

Outros usos

Também se referem às construções quando se estuda o comportamento das estruturas sob a acção do vento, por exemplo nos edifícios, as fachadas a barlavento e as fachadas a sotavento.

A expressão também é usada no meio aeronáutico, quando se estuda meteorologia voltada para a aviação, os termos têm aplicações análogas.


  • GASMIER,T.R. Apostila de Bionas e Ecossistemas da Amazônia 2007. Manaus: UPAM,2007.
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos navais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.