Antena parabólica: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
JAnDbot (discussão | contribs)
m r2.5.2) (Robô: A adicionar: fa:آنتن سهموی A modificar: ru:Зеркальная антенна
Linha 1: Linha 1:
[[Ficheiro:Sky minidish.JPG|thumb|Uma '''antena parabólica''' em frente a uma [[chaminé]]]]
[[Ficheiro:Sky minidish.JPG|thumb|Uma '''antena parabólica''' em frente a uma [[chaminé]]]]


Uma '''antena parabólica''' é uma [[antena]] refletora utilizada para a recepção de sinais de [[rádio]] e [[televisão]]. Ela reflete o sinal vindo do espaço, que vem em todas as direções, para o centro da antena, onde está o captador (chamado [[LNB]]), e assim concentrando este sinal fraco num único ponto, para que se obtenha uma recepção aceitável. É necessário utilizar um [[circuito elétrico]], que codifique esses sinais, e que controle as faixas de freqüências que vão ser utilizadas: para isto que serve o aparelho receptor de sinais (chamado também de decodificador de TV). Esses sinais são transmitidos por satélites que operam para esse tipo de antena.
Uma '''antena parabólica''' é uma [[antena]] refletora utilizada para a recepção de sinais de [[rádio]] e [[televisão]]. Ela reflete o sinal vindo do espaço, que vem em todas as direções, para o centro da antena, onde está o captador (chamado [[LNB]]), e assim concentrando este sinal fraco num único ponto, para que se obtenha uma recepção aceitável. É necessário utilizar um [[circuito elétrico]], que codifique esses sinais, e que controle as faixas de freqüências que serão utilizadas: para isto que serve o aparelho receptor de sinais (chamado também de decodificador de TV). Esses sinais são transmitidos por satélites que operam para esse tipo de antena.


A forma geométrica da antena é um [[parabolóide]] de revolução, de forma que feixes paralelos de radiação eletromagnética se concentrem em seu [[foco]].
A forma geométrica da antena é um [[parabolóide]] de revolução, de forma que feixes paralelos de radiação eletromagnética se concentrem em seu [[foco]].

Revisão das 21h36min de 17 de setembro de 2011

Uma antena parabólica em frente a uma chaminé

Uma antena parabólica é uma antena refletora utilizada para a recepção de sinais de rádio e televisão. Ela reflete o sinal vindo do espaço, que vem em todas as direções, para o centro da antena, onde está o captador (chamado LNB), e assim concentrando este sinal fraco num único ponto, para que se obtenha uma recepção aceitável. É necessário utilizar um circuito elétrico, que codifique esses sinais, e que controle as faixas de freqüências que serão utilizadas: para isto que serve o aparelho receptor de sinais (chamado também de decodificador de TV). Esses sinais são transmitidos por satélites que operam para esse tipo de antena.

A forma geométrica da antena é um parabolóide de revolução, de forma que feixes paralelos de radiação eletromagnética se concentrem em seu foco.

As antenas parabólicas são utilizadas de forma muito comum no litoral e também no interior do Brasil, já que a qualidade dos canais recebidos via satélite é mais aceitável do que a recebida na TV Comum, e o número de canais recebidos através do satélite é consideravelmente maior (podendo chegar a centenas de canais). Em grande maioria das vezes o sinal é recebido de forma gratuita, para recebê-lo basta adquirir um kit com Antena parabólica, Decodificador (digital ou analógico) e cabos coaxiais.

Boa parte das Empresas de Televisão por assinatura também utilizam antenas parabólicas para a recepção de seus canais, nessa situação é paga uma taxa mensal (assinatura).

Ver também

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Antena parabólica
Ícone de esboço Este artigo sobre telecomunicações é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.