165 855
edições
m |
m (clean up e ajustes utilizando AWB) |
||
É importante notar que os telescópios amadores fizeram no passado uma série impressionante de descobertas astronômicas e ainda hoje têm papel importante. Nota-se também que a figura de [[astrônomo]] profissional somente apareceu no [[século XVIII]], bem depois de [[Tycho Brahe]], [[Johannes Kepler]] e [[Galileu Galilei]].
Atualmente, com os equipamentos acessórios que são instalados nos telescópios amadores, como câmeras [[CCD]], a capacidade de observação e medição com aparelhos simples e pequenos (um telescópio refletor com diâmetro efetivo do espelho coletor de 20
Alguns amadores constroem seus próprios espectrógrafos para mapeamento solar e de outras estrelas em diferentes comprimentos da radiação espectral. Isso é feito a partir de cópias utilizáveis de [[redes de difração]].
==Etapas da construção de um espelho primários de um telescópio refletor==
(3) '''Configuração''' (''figuring'' em inglês) - polimento diferencial das zonas circulares do espelho para levar a superfície esférica para a superfície da cônica requerida. A superfície requerida para um telescópio do tipo newtoniano é a do parabolóide ou da parábola de revolução. Essa é a etapa que envolve testes ópticos baseados no aparelho de [[Foucault]].
Uma a referência básica para a construção de telescópios amadores é o livro de Jean Texereau, cuja versão digital (segunda edição integral) foi disponibilizada pelo autor para distribuição gratuita na internet. A versão original em francês intitula-se: "La construction du télescope d'amateur" publicado pela Société Astronomiqué de France, primeira edição de [[1951]], 136 páginas. A segunda edição de [[1984]] é norte-americana: "How To Make A Telescope", com 440 páginas. (www.astrosurf.com/texereau/chapitre.htm)
{{esboço-astronomia}}
{{sem interwiki}}
[[Categoria:Telescópios]]
[[Categoria:Óptica]]
|