Escabeche: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
{{Sem-fontes|data=fevereiro de 2010}}
{{Sem-fontes|data=fevereiro de 2010}}
O '''Escabeche''' (do [[catalão]] ''escabetx'', e este do árabo-persa ''sikbâg'')é uma forma de [[marinada]] em vinagre, visando a conservação e processamento de vários alimentos.
O '''Escabeche''' (do [[catalão]] ''escabetx'', e este do árabo-persa ''sikbâg'') é uma forma de [[marinada]] em vinagre, visando a conservação e processamento de vários alimentos.


==História==
==História==

Revisão das 17h30min de 29 de setembro de 2011

O Escabeche (do catalão escabetx, e este do árabo-persa sikbâg) é uma forma de marinada em vinagre, visando a conservação e processamento de vários alimentos.

História

O escabeche era um modo rudimentar de conservar alimentos, como carnes, aves e peixes, especialmente para longas viagens, como as do descobrimento do Brasil por Portugal, por exemplo. A base do escabeche era o vinagre, que fazia um pré cozimento e conservava o alimento por meses sem deteriorar. Esse tipo de conservação deu origem à pratos na gastronomia, como por exemplo o Rosbife e o Carpaccio, todos crus, frios e à base do vinagre. No estado da Bahia - Brasil, o escabeche quente se tornou uma adaptação realizada pela culinária Afro-Baiana. Quando chegavam de Portugal as caravelas com as conservas em escabeche, as cozinheiras, que geralmente eram escravas, acrescentavam temperos frescos e cozimento à algumas destas conservas, como peixes por exemplo, além do leite de coco. Tornou-se então tradicional na culinária Baiana o escabeche. Os outros métodos que os Portugueses usavam para a conservação de alimentos durante as viagens até o Brasil eram a salga e a defumação.

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.