Carpaccio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o pintor italiano, veja Vittore Carpaccio.
Prato com carpaccio

Carpaccio é um prato feito a partir de carne ou de peixe cru, cortado em fatias finas, e é comumente servido como um aperitivo ou antepasto.

História[editar | editar código-fonte]

De acordo com Arrigo Cipriani, atual dono do Harry's Bar, em Veneza, o carpaccio foi inventado no Harry's Bar, onde foi servido primeiramente à condessa Amalia Nani Mocenigo, em 1950, quando ela informou ao dono do bar que seu médico havia recomendado o consumo de carne crua, rica em ferro, pois ela estava com anemia. O carpaccio, então, consistia em finas fatias de carne crua, temperadas com molho de mostarda, molho inglês, suco de limão, leite, sal e pimenta-do-reino branca. O prato foi nomeado carpaccio por Giuseppe Cipriani, o fundador e dono do bar, em referência ao pintor italiano Vittore Carpaccio, pois a cor vermelha forte do prato o recordava das pinturas de Carpaccio, que estavam na época em exposição na cidade.[1][2]

Atualmente[editar | editar código-fonte]

O termo carpaccio, atualmente, é usado para denominar a preparação de carne ou peixe servido cru e cortado em finíssimas fatias. Alguns restaurantes têm utilizado o nome carpaccio para qualquer prato finamente fatiado.

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Carpaccio

Referências

  1. Paganini. Disponível em http://www.paganinigastronomia.com.br/2010/11/03/a-origem-do-carpaccio/. Acesso em 23 de dezembro de 2015.
  2. Petit Gastrô. Disponível em https://www.petitgastro.com.br/a-historia-do-carpaccio-famoso-antepasto-italiano/. Acesso em 23 de dezembro de 2015.

Veja também[editar | editar código-fonte]