Rola-comum: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m r2.7.2+) (Robô: A adicionar: kbd:Мэзтхьэрыкъуэ
Linha 39: Linha 39:
[[Categoria:Streptopelia]]
[[Categoria:Streptopelia]]
[[Categoria:Aves de Portugal]]
[[Categoria:Aves de Portugal]]
[[Categoria:Espécies descritas em 1758]]


[[af:Europese tortelduif]]
[[af:Europese tortelduif]]

Revisão das 02h42min de 12 de maio de 2012

Como ler uma infocaixa de taxonomiaRola-comum

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae
Género: Streptopelia
Espécie: S. turtur
Nome binomial
Streptopelia turtur
Linnaeus, 1758
Distribuição geográfica

Streptopelia turtur turtur

A rola-comum ou rola-brava (Streptopelia turtur) é uma ave da família Columbidae, que inclui as rolas, as rolinhas e os pombos.

É uma espécie migratória com distribuição no paleártico sul, incluindo a Turquia e o norte de África, se bem que seja rara no norte da Escandinávia e na Rússia; inverna na África meridional. A rola-brava é o membro mais pequeno da família dos pombos (Columbidae) na Europa e atualmente as suas populações encontram-se a diminuir por toda a Europa e é considerada uma das espécies outrora consideradas comuns, mas que já não é facilmente observável.

O seu habitat preferido e local de alimentação são zonas florestais, pequenos bosques e zonas abertas. Em Portugal é possível observá-la em todo o território com mais predominância no norte do país. Esta espécie migradora percorre distâncias superiores a 10 000km. Chega aos locais de reprodução em abril e fica até agosto.

Atualmente estima-se que na Europa existam entre 3,5 e 7,2 milhões de casais.

Entre 1980 e 2009 a população europeia de rola-brava diminuiu 69%, o que significa que por 100 rolas-bravas que existiam em 1981 agora existem 31 indivíduos. De acordo com o Censo de Aves Comuns da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) desde 1996 até 2010, em Portugal houve uma diminuição de 31%. As principais razões da diminuição das populações, são a perda de habitat e a caça. Por estas razões foi considerada a Ave do Ano 2012 pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.[1]

Referências

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.