Rugby em cadeira de rodas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: no:Rullestolrugby
Rcandre (discussão | contribs)
Linha 17: Linha 17:
{{DEFAULTSORT:Rugby Cadeira Rodas}}
{{DEFAULTSORT:Rugby Cadeira Rodas}}
[[Categoria:Jogos Paralímpicos]]
[[Categoria:Jogos Paralímpicos]]
[[Categoria:Desporto paraolímpico]]
[[Categoria:Desporto paralímpico]]


[[af:Rolstoelrugby]]
[[af:Rolstoelrugby]]

Revisão das 21h29min de 29 de agosto de 2012

Rugby em cadeira de rodas, desporto também chamado de Quad-rugby, é para atletas com deficiência em pelo menos 3 membros (ex:lesão medular, polio) ou 4 membros (ex: amputação).

Criado no Canadá no final da década de 1970, como opção desportiva para pessoas com alto grau de deficiência, que por conta disto não tinham oportunidade em jogos de basquete em cadeira de rodas. Entrou nos Estados Unidos em 1982 e rapidamente se difundiu pelo mundo.

Entrou como desporto de demonstração nos Jogos de Atlanta 1996, é praticado na categoria mista, ou seja, podem jogar ao mesmo tempo jogadores do sexo masculino e feminino. O objectivo do jogo é ultrapassar com a posse da bola entre cones dispostos na linha de fundo do adversário.

Cada jogador recebe uma pontuação de acordo com o grau de deficiência, variando de 0.5 (maior deficiência) a 3.5 pontos (menor deficiência). As equipes são formadas por quatro atletas e não devem ter a soma dos jogadores maior do que oito pontos. Utiliza-se quadras de tamanho oficial de basquete e bolas semelhantes as de volei.

Associação Brasileira de Rugbi em Cadeira de Rodas

No Brasil, a modalidade é organizada pela Associação Brasileira de Rúgbi em Cadeira de Rodas, que gere competições regionais e nacionais, o fomento do esporte, além das seleções Brasileiras, Adulto e Universitária.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre desporto/esporte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.