Vitroscopia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
'''Vitroscopia''' é uma manobra de [[semiotécnica]] que consiste na pressão de uma lâmina de [[vidro]], contra alguma lesão superficial. O intuito de tal manobra é de se afastar a hipótese de alguma lesão de origem [[vascular]].
'''Vitroscopia''' ou manobra de vitropressão é uma manobra de [[semiologia]] que consiste na pressão de uma lâmina de [[vidro]], contra alguma lesão cutânea. O intuito de tal manobra é de verificar se a lesão é [[vascular]] ou não.


Se pressionarmos o vidro sobre alguma lesão e a mesma permanecer inalterada, sem alteração de cor, estamos frente a uma lesão de origem não vascular, como uma mancha por exemplo. Se a lesão desaparecer, indica que é uma lesão de origem vascular, pois o [[sangue]] que estava na superfície, ao ser pressionado, se aprofundou, deixando a região esbranquiçada.
Se pressionarmos o vidro sobre uma lesão avermelhada da pele e a mesma permanecer inalterada, sem alteração de cor, estamos frente a uma lesão de origem não vascular. Se a lesão desaparecer, indica que é uma lesão de origem vascular: ao pressionar com a lâmina de vidro os capilares foram comprimidos, o sangue foi empurrado para os capilares fora da zona pressionada e a pele adquire uma tonalidade esbramquiçada.<ref>SEMIOLOGIA MEDICA Y TECNICA EXPLORATORIA, António Suros Batillo, 8ª edición, 2001, ISBN 978-8445810804</ref>


É muito útil no diagnóstico clínico de [[hemangioma]], [[eritema]] e malformação vascular.
É muito útil no diagnóstico diferencial de [[petéquia]]s, [[eritema]] e algumas malformações vascular superficiais.


=={{Ligações externas}}==
* [http://www.diagnosticobucal.com.br/roteiro/tumor-benigno.htm Diagnóstico bucal]
* [http://www.lookfordiagnosis.com/faq.php?term=eritema+multiforme&lang=3&from=10 FAQ - eritema multiforme]



[[Categoria:Medicina|Odontologia|Dermatologia]]
{{Referências}}

[[Categoria:Diagnóstico em medicina]]

Revisão das 21h47min de 9 de novembro de 2012

Vitroscopia ou manobra de vitropressão é uma manobra de semiologia que consiste na pressão de uma lâmina de vidro, contra alguma lesão cutânea. O intuito de tal manobra é de verificar se a lesão é vascular ou não.

Se pressionarmos o vidro sobre uma lesão avermelhada da pele e a mesma permanecer inalterada, sem alteração de cor, estamos frente a uma lesão de origem não vascular. Se a lesão desaparecer, indica que é uma lesão de origem vascular: ao pressionar com a lâmina de vidro os capilares foram comprimidos, o sangue foi empurrado para os capilares fora da zona pressionada e a pele adquire uma tonalidade esbramquiçada.[1]

É muito útil no diagnóstico diferencial de petéquias, eritema e algumas malformações vascular superficiais.


Referências

  1. SEMIOLOGIA MEDICA Y TECNICA EXPLORATORIA, António Suros Batillo, 8ª edición, 2001, ISBN 978-8445810804