Leitura dinâmica: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 189.11.231.230 para a última versão por Addbot, de 01h05min de 28 de março de 2013 (UTC)
m Página marcada como sem fontes (usando FastButtons)
Linha 1: Linha 1:
{{Sem-fontes|data=outubro de 2013}}
{{Ver desambig|prefixo=Se procura|pelo telejornal|Leitura Dinâmica (telejornal)}}
{{Ver desambig|prefixo=Se procura|pelo telejornal|Leitura Dinâmica (telejornal)}}
'''Leitura dinâmica''' (também chamada '''leitura rápida''') constitui-se de vários métodos que buscam aumentar a velocidade da [[leitura]], mantendo o entendimento e a retenção de informações.
'''Leitura dinâmica''' (também chamada '''leitura rápida''') constitui-se de vários métodos que buscam aumentar a velocidade da [[leitura]], mantendo o entendimento e a retenção de informações.

Revisão das 20h47min de 24 de outubro de 2013

 Nota: Se procura pelo telejornal, veja Leitura Dinâmica (telejornal).

Leitura dinâmica (também chamada leitura rápida) constitui-se de vários métodos que buscam aumentar a velocidade da leitura, mantendo o entendimento e a retenção de informações.

Há vários métodos diferentes de leitura dinâmica. Alguns consideram que leitura consiste em três etapas - ver, pronunciar e compreender - e propõem que se elimine uma das três. Para manter o entendimento, a única etapa que poderia ser eliminada é a pronúncia, seja vocal ou mental.

Métodos

Técnica usada por alguns programas para acelerar a leitura. O treinamento consistiria em que os usuários seguissem com os olhos os objetos em movimento na tela.

Algumas técnicas utilizadas são leituras de grupos de palavras, em vez da leitura palavra por palavra; alinhamento do texto de forma que facilite a "varredura" pelos olhos sem que estes necessitem se deslocar muito de um lado para o outro (texto em coluna estreita) e o salto de olho, por meio do qual o leitor estabelece pontos na linha de leitura nos quais faz a parada ocular (esta técnica é utilizada em livros de colunas largas).

O cérebro responde de forma compatível aos estímulos que recebe. Se você durante anos, vem lendo lentamente, os estímulos vem sendo enviados para o cérebro em baixa velocidade, e este responde de forma igualmente lenta.

Na leitura dinâmica, os estímulos são enviados mais rapidamente para o cérebro, elevando a velocidade de raciocínio.

A utilização de um metrônomo para "compassar" o tempo da leitura, estabelecendo uma meta mínima para se cumprir num determinado tempo, pode ajudar a reduzir o tempo de leitura gradativamente. Sugere-se, para pessoas com dificuldades de leitura, 20 linhas por minuto (marcadas por toques do metrônomo), enfatizando-se a importância da respiração e da postura. Para os que já têm o hábito de leitura, pode-se recomendar 40 toques por minuto, chegando ao dobro desse número para pessoas treinadas. 150 toques por minuto seria a velocidade do leitor mais rápido do mundo em língua portuguesa.

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.