Bernardino de Siena: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 6: Linha 6:
O santo viajou e pregou por povoados e cidades da Itália setentrional e central, levando populações inteiras a uma renovação cristã, pela palavra e pelo exemplo. Além disso, trabalhou pela reforma da Ordem Franciscana. Dele se tem alguns escritos em [[Latim|língua latina]] e vernácula. O livro ''Siena City of the Virgin'', de Titus Burckhardt, contém alguns destes escritos e sermões.
O santo viajou e pregou por povoados e cidades da Itália setentrional e central, levando populações inteiras a uma renovação cristã, pela palavra e pelo exemplo. Além disso, trabalhou pela reforma da Ordem Franciscana. Dele se tem alguns escritos em [[Latim|língua latina]] e vernácula. O livro ''Siena City of the Virgin'', de Titus Burckhardt, contém alguns destes escritos e sermões.


O método de concentração espiritual favorecido por São Bernardino, de invocação de um Nome revelado, encontra similares em todas as grandes religiões do mundo. No Budismo, seu grande porta-voz foi o santo japonês [[Hônen]], que fez do Nembutsu a oração mais popular do Budismo. No Islã, este mesmo método é conhecido como ''Dhikr'', ou ''Lembrança de Deus'', e alguns de seus grandes mestres foram os xeiques [[Darqawi]] e [[Alawi]].<ref> Ver a respeito o livro clássico de [[Frithjof Schuon]], ''[[Unidade Transcendente das Religiões]]''. São Paulo, Irget, 2012</ref>.
O método de concentração espiritual favorecido por São Bernardino, de invocação de um Nome revelado, encontra similares em todas as grandes religiões do mundo. No Budismo, seu grande porta-voz foi o santo japonês [[Hônen]], que fez do Nembutsu a oração mais popular do Budismo. No Islã, este mesmo método é conhecido como ''Dhikr'', ou ''Lembrança de Deus'', e alguns de seus grandes mestres foram os xeiques [[Darqawi]] e [[Alawi]].<ref> Ver a respeito o livro clássico de [[Frithjof Schuon]], ''[[Unidade transcendente das religiões]]''. São Paulo, Irget, 2012</ref>.





Revisão das 22h48min de 31 de outubro de 2013

São Bernardino de Sena nasceu em Grosseto, Massa Marítima, então território sienense, em 8 de Setembro de 1380, e morreu em L'Aquila, 20 de Maio de 1444, e ordenou-se religioso franciscano.

Biografia

Foi um pregador inspirado e bastante popular da devoção ao Santo Nome de Jesus Cristo. Em seu clássico livro sobre a cidade de Siena, Titus Burckhardt relata que Bernardino percorreu boa parte da Itália pregando o método de realização espiritual da invocação do Nome de Deus. "Em 1425 e 1427, São Bernardino pregou em Siena dia após dia durante seis semanas. A princípio ele escolheu falar no mosteiro de San Francesco, mas, quando o lugar ficou cheio com o número de ouvintes, ele passou a falar na praça central", escreveu Burckhardt.[1]

O santo viajou e pregou por povoados e cidades da Itália setentrional e central, levando populações inteiras a uma renovação cristã, pela palavra e pelo exemplo. Além disso, trabalhou pela reforma da Ordem Franciscana. Dele se tem alguns escritos em língua latina e vernácula. O livro Siena City of the Virgin, de Titus Burckhardt, contém alguns destes escritos e sermões.

O método de concentração espiritual favorecido por São Bernardino, de invocação de um Nome revelado, encontra similares em todas as grandes religiões do mundo. No Budismo, seu grande porta-voz foi o santo japonês Hônen, que fez do Nembutsu a oração mais popular do Budismo. No Islã, este mesmo método é conhecido como Dhikr, ou Lembrança de Deus, e alguns de seus grandes mestres foram os xeiques Darqawi e Alawi.[2].


Sua festa litúrgica é celebrada aos 20 de maio.

Referências

  1. Siena City of the Virgin. World Wisdom, EUA, 2008.
  2. Ver a respeito o livro clássico de Frithjof Schuon, Unidade transcendente das religiões. São Paulo, Irget, 2012
  • Missal Romano; Paulus 10ª edição-2006, no Próprio dos Santos e Santas, página 581.


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bernardino de Siena