Afonso I do Congo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
AlexandreMBM (discussão | contribs)
→‎Antes de reinar: Segundo parágrafo. São três. Tradução do espanhol.
m adicionou Categoria:Reis do Kongo usando HotCat
Linha 9: Linha 9:
<references />
<references />
{{Esboço-história}}
{{Esboço-história}}

[[Categoria:Reis do Kongo]]

Revisão das 05h25min de 28 de março de 2014

Mvemba a Nzinga ou Nzinga Mbemba (ca. 1456–1542 ou 1543)[1], também conhecido como Rei Afonso I, foi um governante do Reino do Kongo na primeira metade do século XVI. Ele reinou sobre o Império do Kongo de 1509 até 1542 ou 1543.

Biografia

Antes de reinar

Nascido com o nome de Nzinga Mbemba, filho do manicongo João I, e batizado com o nome cristão de Afonso. Segundo o próprio relato de Afonso, seu pai renegou o cristianismo até o final de seu reinado, depois de ter enfrentado a rebelião de seu primo, Nzinga Mpangu, quem havia se revoltado descontente com disposições da moral cristã que era propagada por missionários portugueses, especialmente a monogamia.[2]

Afonso, pelo contrário, converteu-se em um cristão devoto, e iniciou sua vida política designado por seu pai a governar a província do norte de Nsundi, localizada às margens do Rio Congo, a meio caminho das atuais cidades de Kinshasa e Matadi. Ali o seu mandato foi bem sucedido, estendendo as fronteiras da província para o norte do rio. As intrigas na corte fizeram com que o rei duvidasse de seu filho e tirasse dele o governo de Nsundi, ainda que depois Afonso tenha recuperado a confiança do pai e a província lhe tenha sido devolvida.

Referências

  1. The Encyclopedia of African-American Heritage, por Susan Altman. Capítulo M, página 181.
  2. es:Pierre Bertaux. África: desde la prehistoria hasta los estados actuales. (em espanhol) Coleção Historia Universal Siglo XXI, volume 32, 19ª edição, México, es:Siglo XXI Editores, 2001. ISBN 9682302293.
Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.