Wikipédia Discussão:Wikipédia na Universidade/Cursos/FIS01223 (20141): diferenças entre revisões

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Marvibi (discussão | contribs)
Marvibi (discussão | contribs)
Linha 46: Linha 46:


==Thomas Young==
==Thomas Young==
# verbete:[[Thomas Young]]
# Verbete:[[Thomas Young]]
# usuário:{{usuário|marvibi}} (Marcus)
# Usuário:{{usuário|marvibi}} (Marcus)
# O verbete atual está imcompleto. Pretendo acrescentar dados importantes da biografia de Thomas Young.
# O verbete atual está imcompleto. Pretendo acrescentar dados importantes da biografia de Thomas Young.
[[Usuário(a):Marvibi|Marvibi]] ([[Usuário(a) Discussão:Marvibi|discussão]]) 19h04min de 21 de abril de 2014 (UTC)
[[Usuário(a):Marvibi|Marvibi]] ([[Usuário(a) Discussão:Marvibi|discussão]]) 19h04min de 21 de abril de 2014 (UTC)

Revisão das 19h08min de 21 de abril de 2014

Bem-vindo à página de discussão

Este é o local para relatar o andamento do curso, colocar questões, falar sobre eventuais problemas e discutir a atribuição de tarefas com colegas e com outros editores da wikipédia. Para começar uma discussão, clique na aba Adicionar tópico logo acima. No final de uma mensagem, sempre coloque sua assinatura através de 4 tiles ~~~~.

Para fazer sua proposta de edição de verbete, clique em editar na aba superior da página e informe os dados baseados no modelo abaixo no tópico correspondente às propostas. Após análise você será notificado através desta página de discussão. Procure vigiar as páginas que tens interesse para receber notificação por e-mail.

Modelo de proposta para edição de verbete

  1. o nome do verbete em tema relacionado ao curso,
  2. seu nome de usuário na WP,
  3. um parágrafo descrevendo criticamente o estado atual do artigo, seguido de um ou dois parágrafos descrevendo sua proposta de edição no artigo: Enumerar inclusão de referências/fontes fiáveis, links internos da Wikipédia, inclusão de seções ou figuras, revisão de seções.

Finalize com sua assinatura através de 4 tiles ~~~~.

Tratado sobre a luz

  1. Verbete: Tratado sobre a luz
  2. Usuário: TioSanBR (DctribAElogsBMF) (Lucas Cassel)
  3. Hoje não há nenhum verbete no wikipedia (BR ou US) sobre o livro "Tratado sobre a luz" (Treatise on Light) de Christiaan Huygens. O livro, de 1678, trata de uma teoria diferente até então: a luz é uma onda. Nesta época Newton discordava de Huygens e ouve inclusive um debate, muito confuso por sinal, onde os dois cientistas faziam suposições incorretas sobre a natureza das supostas ondas.
  4. Pretendo escrever sobre o livro em questão como as teorias lançadas através dele, as repercussões dessas teorias e o que isso contribuiu para a ciência.

TioSanBR (discussão) 22h32min de 1 de abril de 2014 (UTC)Responder

Oi Lucas Cassel, muito boa escolha. O tema está relacionado diretamente com nosso conteúdo e temos enfatizado em aula os debates científicos e a prespectiva histórica das teorias da luz. Realmente, existem verbetes dedicados a livros semelhantes como a Teoria das Cores (livro) ou https://en.wikipedia.org/wiki/Opticks e https://en.wikipedia.org/wiki/Book_of_Optics.
Se tu preferir pode optar por enriquecer o verbete já existente de Christiaan Huygens com uma sessão dedicada ao livro. Ou como tu propôs, criar um verbete novo Tratado sobre a luz. Fica a teu critério.
Qual for a tua decisão, lembre-se de fazer links para outros verbetes da Wikipedia ao longo do texto, além de adicionar uma sessão "Ver também" ao fim do verbete. Esses mecanismos são os que garantem nossa diversão de ir pulando de verbete em verbete durante as leituras. Seria interessante também adicionar uma imagem da capa do livro.
Lucnico (discussão) 14h44min de 3 de abril de 2014 (UTC)Responder
Oi Lucas, está indo muito bem o verbete iniciado por ti. Gostei das ligações externas ao livro original, a sessão "ver também". Vou fazer algumas ressalvas para ti melhorar a apresentação:
  1. Huygens era holandês.
  2. O primeiro parágrafo da sessão influência sobre a física poderia ser reescrito de maneira a ficar uma leitura mais fluida. Por exemplo, não me ficou claro se era Newton ou Huygens quem pensava que a radiação térmica e a luz eram coisas diferentes.
  3. Podes fazer a ligação correta ao verbete Éter luminífero.
  4. Antes ainda de Maxwell, Fresnel deu uma contribuição forte a visão da luz como onda, com a apresentação de uma teoria matematicamente rigorosa baseada no princípio de Huygens. Talvez isso mereça uma menção no texto. Tem alguma coisa mencionada a esse a respeito aqui: Difração.
  5. Sobre adicionar uma figura, leia aqui WP:Imagem e veja que a capa está já disponível na Wikimedia Commons aqui https://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AWeb_Huygens690.jpg
  6. Na sessão "ver também", poderias fazer menção a Thomas Young e a Augustin-Jean Fresnel.
  7. Uma das referências externas não consegui acessar, aquela hospedada pelo BOL. Se certifique que ela está correta. Eu achei essa referência muito boa sobre o Huygens: http://www.ghtc.usp.br/server/Sites-2008/Erivan-Duarte-2/pagina4.htm
  8. Acho que a referência a ondícula (em espanhol, que seria em português wavelet) talvez não seja uma descrição correta da natureza da luz, como entendemos hoje. Acho que tu pode escrever onda-partícula, ou fazer um link à dualidade onda-corpúsculo.
Lembra que podemos sempre trocar mensagens por aqui mesmo.
Lucnico (discussão) 17h16min de 14 de abril de 2014 (UTC)Responder

Glória

  1. Verbete: Glória (fenômeno óptico)
  2. Usuário: Aleac (DctribAElogsBMF) (Alexandre)
  3. Como o professor explicitou no e-mail semana passada, não há nada no Wikipedia brasileiro sobre o assunto, mesmo sendo o Moyses Nussenzveig quem melhor o explicou. Pretendo traduzir o artigo do inglês e, se possível, adicionar imagens que existam nos verbetes em outras línguas, para uma visualização mais clara do glory.
  4. Gostaria de saber se há um nome em português sobre o fenômeno, e também se o professor acha necessário alguma outra referência.

Aleac (discussão) 18h39min de 11 de abril de 2014 (UTC)Responder

Oi Alexandre, muito boa escolha. A glória (fenômeno óptico) (essa é a maneira correta de chamar esse fenômeno óptico-atmosférico) é muito interessante e já tive a felicidade de observar algumas vezes; sua compreensão está contextualizada no tema da primeira área da nossa disciplina pois é um fenômeno que ocorre devido a natureza ondulatória da luz. Porém, sua compreensão precisa vai além da nossa experiência de aula. Isso não impede em nada a tua importante contribuição. Um verbete novo terá um bom início se tu fizer uma boa introdução utilizando uma linguagem de acesso universal (não técnica), adicionar figuras já disponibilizadas na página em inglês, colocar links a outros verbetes relacionados da wikipedia e algumas referências externas. Se conseguires adicionar uma breve explicação, assim como um pouco da história da compreensão sobre esse fenômeno, o verbete estará muito bem encaminhado. Lembre-se que qualquer contribuição de qualquer tipo é bem-vinda. Algumas referências que conheço, fora a versão da wikipedia em inglês são:
  1. um artigo de divulgação escrito pelo próprio Moysés: http://www2.uol.com.br/sciam/artigos/a_ciencia_da_gloria.html
  2. esse ótimo site em inglês dedicado à ótica atmosférica http://www.atoptics.co.uk/droplets/glory.htm
Qualquer dúvida ou se precisar de mais um retorno meu, escreve aqui embaixo. Bom trabalho.
Lucnico (discussão) 18h50min de 14 de abril de 2014 (UTC)Responder

Thomas Young

  1. Verbete:Thomas Young
  2. Usuário:marvibi (DctribAElogsBMF) (Marcus)
  3. O verbete atual está imcompleto. Pretendo acrescentar dados importantes da biografia de Thomas Young.

Marvibi (discussão) 19h04min de 21 de abril de 2014 (UTC)Responder