Convento de Santa Clara-a-Nova: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Castinçal (discussão | contribs)
Linha 4: Linha 4:
[[Ficheiro:IsabPorCoimbraClaranova.jpg|thumb|Convento de Santa Clara-a-Nova: Igreja da [[Rainha Santa Isabel]].]]
[[Ficheiro:IsabPorCoimbraClaranova.jpg|thumb|Convento de Santa Clara-a-Nova: Igreja da [[Rainha Santa Isabel]].]]


O '''Convento de Santa Clara-a-Nova''', popularmente referido como '''Mosteiro da Rainha Santa Isabel''', localiza-se na [[freguesia]] de [[União das Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas|Santa Clara e Castelo Viegas]] na cidade, concelho e [[distrito de Coimbra]], em [[Portugal]].
O '''Convento de Santa Clara-a-Nova''', popularmente referido como '''Mosteiro da Rainha Santa Isabel''', localiza-se na [[freguesia]] de [[Santa Clara (Coimbra)|Santa Clara]] na cidade, concelho e [[distrito de Coimbra]], em [[Portugal]].


Foi erguido no [[século XVII]] em substituição ao antigo mosteiro medieval de [[Mosteiro de Santa Clara-a-Velha|Santa Clara-a-Velha]], vítima das inundações periódicas do [[rio Mondego]].
Foi erguido no [[século XVII]] em substituição ao antigo mosteiro medieval de [[Mosteiro de Santa Clara-a-Velha|Santa Clara-a-Velha]], vítima das inundações periódicas do [[rio Mondego]].

Revisão das 11h41min de 15 de julho de 2014

Convento de Santa Clara-a-Nova, Coimbra.
Convento de Santa Clara-a-Nova: envolvente.
Convento de Santa Clara-a-Nova: estátua da rainha Santa Isabel.
Convento de Santa Clara-a-Nova: Igreja da Rainha Santa Isabel.

O Convento de Santa Clara-a-Nova, popularmente referido como Mosteiro da Rainha Santa Isabel, localiza-se na freguesia de Santa Clara na cidade, concelho e distrito de Coimbra, em Portugal.

Foi erguido no século XVII em substituição ao antigo mosteiro medieval de Santa Clara-a-Velha, vítima das inundações periódicas do rio Mondego.

Constitui-se em um importante repositório de arte portuguesa dos séculos XIV a XVIII e alberga os restos da Rainha Santa Isabel, fundadora do mosteiro original.

História

O convento de Santa Clara de Coimbra foi fundado nos inícios do século XIV, à margem esquerda do rio Mondego. Santa Isabel de Aragão, Rainha de Portugal, esposa de Dinis de Portugal, foi a principal benfeitora da instituição nos seus inícios, tendo-o escolhido como lugar de seu sepultamento.

As constantes inundações de que era vítima o primitivo mosteiro levaram à decisão de construir um novo edifício para a comunidade de clarissas. Desse modo, as obras do novo convento começaram em 1649, com projeto de João Torriano, frade beneditino, engenheiro-mor do reino e professor de matemática da Universidade de Coimbra. A igreja e vários edifícios conventuais encontravam-se concluídos em 1696, quando se mudaram as últimas monjas.

O grande claustro, construído pelo húngaro Carlos Mardel, foi custeado por João V de Portugal em 1733.

A Confraria da Rainha Santa Isabel recebeu o Convento de Santa Clara-a-Nova em 1891, quando dele saiu a sua última religiosa.

Em 1911 grande parte do monumento foi entregue ao Exército Português, que o devolveu à Confraria em 2006.

Características

Na rica igreja em estilo maneirista, o lugar de honra cabe à urna de prata com óculos de cristal contendo o corpo incorrupto da Rainha Santa Isabel, instalado em 1696 e custeado pelo povo de Coimbra. O túmulo original, em uma única pedra, mandado fazer pela própria rainha, jaz no coro baixo, onde painéis de madeira policromática narram a história da sua vida.

Ver também

Ligações externas