Epacta: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Epacta
Linha 3: Linha 3:
<!-- Apresentação do conceito astronómico de Epacta em relação ao seu uso no calendário litúrgico -->
<!-- Apresentação do conceito astronómico de Epacta em relação ao seu uso no calendário litúrgico -->


'''Epacta''' (palavra de origem [[Latim|latina]] ''epactae'', ''-ārum,'' e esta por sua vez formada a partir do [[Língua grega|grego]] ἐπακταί, com o sentido de [dias] 'acrescentados' ou 'interpolados') é um conceito astronómico usado desde a [[antiguidade clássica]] para designar a idade da Lua em qualquer data ou dia do ano, ou o número de dias que passaram desde a última [[Lua Nova]] ou novilúnio.<ref>Cf. https://es.wikipedia.org/wiki/Epacta</ref>.
'''Epacta''' (palavra com origem na palavra [[Língua grega|grega]] ἐπακταί, com o sentido de [dias] 'acrescentados' ou 'interpolados' que deu origem à palavra [[Latim|latina]] ''epactae'', ''-ārum,'' donde passou à língua portuguesa) é um conceito astronómico usado desde a [[antiguidade clássica]] para designar a idade da Lua em qualquer data ou dia do ano, ou também o número de dias que passaram desde a última [[Lua Nova]] ou novilúnio.<ref>{{citar web|url=https://es.wikipedia.org/wiki/Epacta |título=Epacta |acessodata=6 de agosto de 2014 |publicado=Wikipedia|língua=espanhol }}</ref>


Quando usado para se referir a um determinado ano civil - por exemplo, que a '''Epacta''' deste ano de [[2014]] é [[29]] -, indica a idade da Lua no último dia do ano anterior, ou o número de dias passados desde a [[Lua Nova]] do mês de [[dezembro]] anterior ou a idade da Lua no primeiro dia do ano menos 1 dia.
Quando se diz, por exemplo, que a '''Epacta''' deste ano de '''2014''' é '''29''' -, esse número indica a idade da Lua no último dia do ano anterior<ref>Ou, o que é equivalente, a idade da Lua no primeiro dia do ano menos 1.</ref>, ou seja, que no dia 31 de dezembro de [[2013]] a idade da Lua era '''29''', número que indica o total de dias passados desde o dia da [[Lua Nova]] do mês de [[dezembro]] - em dezembro de 2013 a Lua nova ocorreu a 3 de dezembro<ref>{{citar web |url=http://oal.ul.pt/documentos/faselua2013.pdf |título=Fases da Lua em 2013 |acessodata=6 de agosto de 2014 |autor=OAL - Observatório Astronómico de Lisboa |formato=pdf |língua=português }}</ref>.


De uma forma geral pode dizer-se também que é o número de [[dia]]s que o [[ano]] solar trópico tem a mais que o "ano" lunar comum de 12 lunações, e que corresponde aproximadamente a 11 [[dia]]s.
De uma forma geral pode dizer-se também que a [[Epacta]] é o número de [[dia]]s que o [[ano trópico|ano solar trópico]], de 365 dias, tem a mais que o "ano lunar" comum de 12 lunações, com 354 dias, o que corresponde a 11. Daqui resulta que a [[Epacta]] de um ano é um número com um valor superior em 11 unidades à [[Epacta]] do ano anterior<ref>Sempre que a soma é superior a um mês lunar de 30 dias, subtrai-se 30 ao valor encontrado.</ref>.


Os calendários litúrgicos cristãos, desde a Idade Média, usavam habitualmente o [[Número áureo nos calendários|Número áureo]] para indicar a data de [[Lua Nova]] em cada mês e, com esse valor e sabendo a [[Letra dominical]] do mesmo ano, calcular o dia da [[Páscoa]] e de todas as festas móveis dela dependentes.
Os calendários litúrgicos cristãos, desde a [[Idade Média]], usavam habitualmente o [[Número áureo nos calendários|Número áureo]] para indicar a data de [[Lua Nova]] em cada dia de cada mês e assim, sabendo esse valor e conhecendo a [[Letra dominical]] do mesmo ano, se podia calcular a data da [[Páscoa]] e de todas as festas móveis dela dependentes, cálculo era simplificado com a apresentação de uma tabela com esses mesmos elementos.


A reforma introduzida pelo [[Calendário gregoriano]], através da [[Bula]] [[Inter gravissimas]] ([[1582]]) reintroduziu as '''Epactas''' em substituição dos [[Número áureo nos calendários|Números áureos]] para conseguir uma aproximação maior e mais duradouro para o cômputo da [[Páscoa]]. No entanto, tabelas que se podem encontrar as equivalências ao longo dos séculos entre os valores da [[Epacta]] e dos [[Número áureo nos calendários|Números áureos]] de cada ano<ref>Cf. http://www.nuestrocalendario.info Nuestro Calendario</ref>.
A reforma introduzida pelo [[Calendário gregoriano]], através da [[Bula]] [[Inter gravissimas]] ([[1582]]) preferiu as [[Epacta]]s aos [[Número áureo nos calendários|Números áureos]] para conseguir uma maior aproximação e mais duradoura para o cômputo da [[Páscoa]]. No entanto, também foram apresentadas tabelas com as equivalências ao longo dos séculos entre os valores da [[Epacta]] e dos [[Número áureo nos calendários|Números áureos]] de cada ano<ref>{{citar web |url=http://www.nuestrocalendario.info |título=Nuestro Calendario. Una explicación científica, simple y completa del calendario lunisolar eclesiástico |acessodata=6 de agosto de 2014 |autor=Wenceslao Segura González |formato=pdf |páginas=57-58|língua=espanhol }}</ref>.


{{Ver também}}
{{Ver também}}

Revisão das 18h27min de 6 de agosto de 2014

Epacta (palavra com origem na palavra grega ἐπακταί, com o sentido de [dias] 'acrescentados' ou 'interpolados' que deu origem à palavra latina epactae, -ārum, donde passou à língua portuguesa) é um conceito astronómico usado desde a antiguidade clássica para designar a idade da Lua em qualquer data ou dia do ano, ou também o número de dias que passaram desde a última Lua Nova ou novilúnio.[1]

Quando se diz, por exemplo, que a Epacta deste ano de 2014 é 29 -, esse número indica a idade da Lua no último dia do ano anterior[2], ou seja, que no dia 31 de dezembro de 2013 a idade da Lua era 29, número que indica o total de dias passados desde o dia da Lua Nova do mês de dezembro - em dezembro de 2013 a Lua nova ocorreu a 3 de dezembro[3].

De uma forma geral pode dizer-se também que a Epacta é o número de dias que o ano solar trópico, de 365 dias, tem a mais que o "ano lunar" comum de 12 lunações, com 354 dias, o que corresponde a 11. Daqui resulta que a Epacta de um ano é um número com um valor superior em 11 unidades à Epacta do ano anterior[4].

Os calendários litúrgicos cristãos, desde a Idade Média, usavam habitualmente o Número áureo para indicar a data de Lua Nova em cada dia de cada mês e assim, sabendo esse valor e conhecendo a Letra dominical do mesmo ano, se podia calcular a data da Páscoa e de todas as festas móveis dela dependentes, cálculo era simplificado com a apresentação de uma tabela com esses mesmos elementos.

A reforma introduzida pelo Calendário gregoriano, através da Bula Inter gravissimas (1582) preferiu as Epactas aos Números áureos para conseguir uma maior aproximação e mais duradoura para o cômputo da Páscoa. No entanto, também foram apresentadas tabelas com as equivalências ao longo dos séculos entre os valores da Epacta e dos Números áureos de cada ano[5].Ver também


Referências

  1. «Epacta» (em espanhol). Wikipedia. Consultado em 6 de agosto de 2014 
  2. Ou, o que é equivalente, a idade da Lua no primeiro dia do ano menos 1.
  3. OAL - Observatório Astronómico de Lisboa. «Fases da Lua em 2013» (pdf). Consultado em 6 de agosto de 2014 
  4. Sempre que a soma é superior a um mês lunar de 30 dias, subtrai-se 30 ao valor encontrado.
  5. Wenceslao Segura González. «Nuestro Calendario. Una explicación científica, simple y completa del calendario lunisolar eclesiástico» (pdf) (em espanhol). pp. 57–58. Consultado em 6 de agosto de 2014