Catedral de São Pedro e São Paulo (São Petersburgo): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
+ cat
recat
Linha 13: Linha 13:
*[http://www.saint-petersburg.com/cathedrals/Peter-Paul-Cathedral.asp The Cathedral of SS Peter and Paul]
*[http://www.saint-petersburg.com/cathedrals/Peter-Paul-Cathedral.asp The Cathedral of SS Peter and Paul]


[[Categoria:Catedrais da Rússia|Pedro e Paulo]]
[[Categoria:Catedrais ortodoxas da Rússia|Pedro e Paulo]]
[[Categoria:Igrejas ortodoxas|Pedro e Paulo]]
[[Categoria:Igrejas de São Petersburgo|Pedro e Paulo]]
[[Categoria:Igrejas de São Petersburgo|Pedro e Paulo]]

Revisão das 00h30min de 16 de agosto de 2014

Catedral de São Pedro e São Paulo

A Catedral de São Pedro e São Paulo é uma catedral ortodoxa russa erguida entre 1712 e 1733 no centro da Fortaleza de São Pedro e São Paulo, São Petersburgo. Assim como a fortaleza que a circunda, a catedral foi projetada por Domenico Trezzini sob as ordens de Pedro, o Grande.

História

Esta é a segunda igreja construída no mesmo local. A primeira foi inaugurada em Abril de 1704, pouco tempo após a fundação da cidade e dedicada pelo arcebispo de Veliky Novgorod. A construção da atual catedral começou em 1712 com os projetos de Domenico Trezzini. Foi concluída somente 20 anos depois, com a colocação de um anjo, símbolo de São Petersburgo, no pináculo da torre. Em 1727, foi concluído o iconóstase com figuras retratando os Evangelhos, resultado do empenho de mais de 40 artesãos russos.

Apesar de sua beleza e delicadeza, a torre da catedral acabou sendo alvo de raios e acabou em chamas na noite de 29 de abril de 1756. Em 1766, Catarina, a Grande ordenou sua reconstrução e a recolocação do iconóstase. Neste mesmo período novos sinos foram comprados da Holanda por Ort Krass, e badalavam o hino real russo "Deus Salve o Tsar" a cada uma hora.

Com a queda do Império, os sinos passaram a badalar o "hino soviético". Atualmente a catedral é designada também um museu, o que não ofusca seu valor religioso. Abriga ainda as tumbas de todos os soberanos russos desde Pedro I, com destaque para as tumbas da Dinastia Romanov.

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Catedral de São Pedro e São Paulo (São Petersburgo)