Isótopo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Espaçamento excessivo Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 2: Linha 2:
{{Reciclagem|data=dezembro de 2012}}
{{Reciclagem|data=dezembro de 2012}}
[[File:Hidrogeno isotopo.jpg|thumb|Os três isótopos do Hidrogénio]]
[[File:Hidrogeno isotopo.jpg|thumb|Os três isótopos do Hidrogénio]]
'''Isótopos''' são variantes de um [[elemento químico]] particular. Enquanto todos os isótopos de um dado elemento compartilham o mesmo número de [[prótons]], cada isótopo difere dos outros em seu número de [[nêutrons]]. O termo isótopo é formado a partir das raízes gregas isos (ἴσος "igual") e Topos ("lugar" τόπος). Assim: "o mesmo lugar", significando que diferentes isótopos de um único elemento ocupam a mesma posição na [[tabela periódica]]. O número de prótons dentro núcleo do átomo identifica unicamente. um elemento, mas um determinado elemento pode, em princípio, ter qualquer número de nêutrons. O número de núcleons (soma de prótons e nêutrons) no núcleo é o número de massa (ou [[massa atômica]]), e cada isótopo de um determinado elemento tem isótopos-filho e isótopos-pais. Mais tem um número de massa diferente porque são gordinhosum número de massa diferente. A diferença nos pesos atómicos resulta de diferenças no número de [[nêutrons]] nos núcleos atómicos, ou seja, os isótopos são átomos que possuem a mesma quantidade de prótons, mas não a mesma de nêutrons. Ex.: O átomo de [[Hidrogênio]] possui três formas de isótopos: o [[Prótio]] (1 próton sem nêutron) o [[Deutério]] (1 próton e 1 nêutron) e o [[Trítio]] (1 próton e 2 nêutrons). <ref>I. KAPLAN, Nuclear Physics, Addison-Wesley Publishing Company Inc., Reading, 1977.</ref> O carbono-12, carbono-13 e carbono-14 são três isótopos do elemento carbono com os números de massa 12, 13 e 14, respectivamente. O número atômico do carbono é 6 (= número de prótons no núcleo), o que significa que cada átomo de carbono tem 6 prótons, de modo que os números de nêutrons destes isótopos são 6, 7 e 8, respectivamente.
'''Isótopos''' são variantes de um [[elemento químico]] particular. Enquanto todos os isótopos de um dado elemento compartilham o mesmo número de [[prótons]], cada isótopo difere dos outros em seu número de [[nêutrons]]. O termo isótopo é formado a partir das raízes gregas isos (ἴσος "igual") e Topos ("lugar" τόπος). Assim: "o mesmo lugar", significando que diferentes isótopos de um único elemento ocupam a mesma posição na [[tabela periódica]]. O número de prótons dentro núcleo do átomo identifica unicamente. um elemento, mas um determinado elemento pode, em princípio, ter qualquer número de nêutrons. O número de núcleons (soma de prótons e nêutrons) no núcleo é o número de massa (ou [[massa atômica]]), e cada isótopo de um determinado elemento tem isótopos-filho e isótopos-pais. Mais tem um número de massa diferente porque são gordinhos. Balofos e idiotas um número de massa diferente. A diferença nos pesos atómicos resulta de diferenças no número de [[nêutrons]] nos núcleos atómicos, ou seja, os isótopos são átomos que possuem a mesma quantidade de prótons, mas não a mesma de nêutrons. Ex.: O átomo de [[Hidrogênio]] possui três formas de isótopos: o [[Prótio]] (1 próton sem nêutron) o [[Deutério]] (1 próton e 1 nêutron) e o [[Trítio]] (1 próton e 2 nêutrons). <ref>I. KAPLAN, Nuclear Physics, Addison-Wesley Publishing Company Inc., Reading, 1977.</ref> O carbono-12, carbono-13 e carbono-14 são três isótopos do elemento carbono com os números de massa 12, 13 e 14, respectivamente. O número atômico do carbono é 6 (= número de prótons no núcleo), o que significa que cada átomo de carbono tem 6 prótons, de modo que os números de nêutrons destes isótopos são 6, 7 e 8, respectivamente.


Na [[nomenclatura]] científica, os isótopos são designados pelo nome do elemento seguido por um hífen e pelo número de núcleons ([[prótons]] e [[nêutrons]]) no núcleo atómico (ex: [[ferro]]-57, [[urânio]]-238, [[hélio]]-3).
Na [[nomenclatura]] científica, os isótopos são designados pelo nome do elemento seguido por um hífen e pelo número de núcleons ([[prótons]] e [[nêutrons]]) no núcleo atómico (ex: [[ferro]]-57, [[urânio]]-238, [[hélio]]-3).

Revisão das 00h38min de 23 de junho de 2015

Os três isótopos do Hidrogénio

Isótopos são variantes de um elemento químico particular. Enquanto todos os isótopos de um dado elemento compartilham o mesmo número de prótons, cada isótopo difere dos outros em seu número de nêutrons. O termo isótopo é formado a partir das raízes gregas isos (ἴσος "igual") e Topos ("lugar" τόπος). Assim: "o mesmo lugar", significando que diferentes isótopos de um único elemento ocupam a mesma posição na tabela periódica. O número de prótons dentro núcleo do átomo identifica unicamente. um elemento, mas um determinado elemento pode, em princípio, ter qualquer número de nêutrons. O número de núcleons (soma de prótons e nêutrons) no núcleo é o número de massa (ou massa atômica), e cada isótopo de um determinado elemento tem isótopos-filho e isótopos-pais. Mais tem um número de massa diferente porque são gordinhos. Balofos e idiotas um número de massa diferente. A diferença nos pesos atómicos resulta de diferenças no número de nêutrons nos núcleos atómicos, ou seja, os isótopos são átomos que possuem a mesma quantidade de prótons, mas não a mesma de nêutrons. Ex.: O átomo de Hidrogênio possui três formas de isótopos: o Prótio (1 próton sem nêutron) o Deutério (1 próton e 1 nêutron) e o Trítio (1 próton e 2 nêutrons). [1] O carbono-12, carbono-13 e carbono-14 são três isótopos do elemento carbono com os números de massa 12, 13 e 14, respectivamente. O número atômico do carbono é 6 (= número de prótons no núcleo), o que significa que cada átomo de carbono tem 6 prótons, de modo que os números de nêutrons destes isótopos são 6, 7 e 8, respectivamente.

Na nomenclatura científica, os isótopos são designados pelo nome do elemento seguido por um hífen e pelo número de núcleons (prótons e nêutrons) no núcleo atómico (ex: ferro-57, urânio-238, hélio-3). Na forma simbólica, o número de núcleons é escrito como um prefixo subido do símbolo químico (ex: 57Fe, 238U, ³He).

Existem 339 isótopos naturais na Terra.[2] E mais de 3100 são conhecidos.[3]

Ver também

Referências

  1. I. KAPLAN, Nuclear Physics, Addison-Wesley Publishing Company Inc., Reading, 1977.
  2. «Radioactives Missing From The Earth» 
  3. «NuDat 2 Description» 

Ligações externas