Apêndice (biologia): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
GRS73 (discussão | contribs)
m Foram revertidas as edições de 191.183.242.141 para a última revisão de Addbot, de 11h43min de 28 de março de 2013 (UTC)
Linha 9: Linha 9:
{{DEFAULTSORT:Apendice (biologia)}}
{{DEFAULTSORT:Apendice (biologia)}}
[[Categoria:Anatomia]]
[[Categoria:Anatomia]]
História.
Na humanidade antiga o apêndice era utilizado como armazenador de alimentos, pois os seres humanos da época não se alimentavam todos os dias, portanto havia necessidade deste importante órgão como armazenador.


[[de:Extremität]]
[[de:Extremität]]

Revisão das 13h43min de 21 de agosto de 2015

 Nota: Se procura outros significados de apêndice, veja Apêndice.

Em zoologia, um apêndice é qualquer estrutura que se projeta para fora do corpo de um animal ou de um dos seus órgãos [1], como os membros ou as orelhas dos mamíferos, a tromba dos elefantes, os apêndices articulados dos artrópodes, os tentáculos dos moluscos ou os cirros de alguns protistas.

Os apêndices dos animais e protistas têm geralmente funções de locomoção, mas podem também estar adaptados à preensão das presas ou à própria ingestão, como é o caso dos maxilípedes dos artrópodes.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

História. Na humanidade antiga o apêndice era utilizado como armazenador de alimentos, pois os seres humanos da época não se alimentavam todos os dias, portanto havia necessidade deste importante órgão como armazenador.