Sebastião Rodrigues Soromenho: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
'''Sebastião Rodrigues Soromenho''' ([[Sesimbra]], [[Portugal]], c. [[27 de março]] [[1560]] – [[1602]]) foi um explorador [[português]] do [[século XVI]].
'''Sebastião Rodrigues Soromenho''' ([[Sesimbra]], [[Portugal]], c. [[27 de março]] [[1560]] – [[1602]]) foi um navegador e piloto [[português]] do [[século XVI]].


== Biografia ==
== Biografia ==
Navegador português nascido em [[Sesimbra]], piloto da carreira do [[Galeão de Manila]], encontrava-se no [[Galeão de Manila]], '''''Santa Ana''''', que foi capturado por [[Thomas Cavendish]] em 1587.
Rodrigues Soromenho foi designado pelo [[Rei de Portugal|Rei]] [[Filipe I de Portugal]] ([[Filipe II de Espanha]]) para navegar ao longo das costas da [[Califórnia]], nos anos de [[1595]] e [[1596]], no sentido de [[cartografia|cartografar]] a linha costeira ocidental da [[América]] e de definir as rotas marítimas para o [[Oceano Pacífico]].

Sebastião Rodrigues Soromenho foi designado pelo [[Rei de Portugal|Rei]] [[Filipe I de Portugal]] ([[Filipe II de Espanha]]) para navegar ao longo das costas entre a [[Califórnia]] e o [[México]], nos anos de [[1595]] e [[1596]], no sentido de [[cartografia|cartografar]] a linha costeira ocidental da [[América]] e de definir as rotas marítimas para o [[Oceano Pacífico]]. O naufrágio da sua nau, '''''San Agustin''''', em 30 de Novembro de 1595, limitou o alcance do seu trabalho mas, ainda assim, Rodrigues Soromenho elaborou um roteiro pioneiro para a navegação na costa ocidental da América do Norte e Central.



== Referências ==
== Referências ==

Revisão das 14h57min de 3 de setembro de 2015

Sebastião Rodrigues Soromenho (Sesimbra, Portugal, c. 27 de março 15601602) foi um navegador e piloto português do século XVI.

Biografia

Navegador português nascido em Sesimbra, piloto da carreira do Galeão de Manila, encontrava-se no Galeão de Manila, Santa Ana, que foi capturado por Thomas Cavendish em 1587.

Sebastião Rodrigues Soromenho foi designado pelo Rei Filipe I de Portugal (Filipe II de Espanha) para navegar ao longo das costas entre a Califórnia e o México, nos anos de 1595 e 1596, no sentido de cartografar a linha costeira ocidental da América e de definir as rotas marítimas para o Oceano Pacífico. O naufrágio da sua nau, San Agustin, em 30 de Novembro de 1595, limitou o alcance do seu trabalho mas, ainda assim, Rodrigues Soromenho elaborou um roteiro pioneiro para a navegação na costa ocidental da América do Norte e Central.


Referências

  • WAGNER, Henry R., "The voyage to California of Sebastian Rodriguez Cermeño in 1595", California Historical Society Quarterly, vol. III, n.º 1, abril de 1924
  • PIEDADE, Carla Delgado da, O contributo português na definição das rotas do Pacífico no século XVI: a viagem de Sebastião Rodrigues Soromenho, Lisboa: Academia de Marinha, 2006.