Sebastião Rodrigues Soromenho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde setembro de 2015)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.

Sebastião Rodrigues Soromenho (Sesimbra, Portugal, c. 27 de março 15601602) foi um navegador e piloto português do século XVI.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Navegador português nascido em Sesimbra, piloto da carreira do Galeão de Manila. Encontrava-se no galeão "Santa Ana", quando este foi capturado por Thomas Cavendish, em 1587.

Sebastião Rodrigues Soromenho foi designado pelo Rei Filipe I de Portugal (Filipe II de Espanha) para navegar ao longo das costas entre a Califórnia e o México, nos anos de 1595 e 1596, no sentido de cartografar a linha costeira ocidental da América e de definir as rotas marítimas para o Oceano Pacífico. O naufrágio da sua nau, "San Agustin", em 30 de Novembro de 1595, limitou o alcance do seu trabalho mas, ainda assim, Rodrigues Soromenho elaborou um roteiro pioneiro para a navegação na costa ocidental da América do Norte e Central.


Referências[editar | editar código-fonte]

  • WAGNER, Henry R., "The voyage to California of Sebastian Rodriguez Cermeño in 1595", California Historical Society Quarterly, vol. III, n.º 1, abril de 1924
  • PIEDADE, Carla Delgado da, O contributo português na definição das rotas do Pacífico no século XVI: a viagem de Sebastião Rodrigues Soromenho, Lisboa: Academia de Marinha, 2006.