Sebastião Rodrigues Soromenho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde setembro de 2015)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Sebastião Rodrigues Soromenho (Sesimbra, Portugal, c. 27 de março 15601602) foi um navegador e piloto português do século XVI.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Navegador português nascido em Sesimbra, piloto da carreira do Galeão de Manila. Encontrava-se no galeão "Santa Ana", quando este foi capturado por Thomas Cavendish, em 1587.

Sebastião Rodrigues Soromenho foi designado pelo Rei Filipe I de Portugal (Filipe II de Espanha) para navegar ao longo das costas entre a Califórnia e o México, nos anos de 1595 e 1596, no sentido de cartografar a linha costeira ocidental da América e de definir as rotas marítimas para o Oceano Pacífico. O naufrágio da sua nau, "San Agustin", em 30 de Novembro de 1595, limitou o alcance do seu trabalho mas, ainda assim, Rodrigues Soromenho elaborou um roteiro pioneiro para a navegação na costa ocidental da América do Norte e Central.


Referências[editar | editar código-fonte]

  • WAGNER, Henry R., "The voyage to California of Sebastian Rodriguez Cermeño in 1595", California Historical Society Quarterly, vol. III, n.º 1, abril de 1924
  • PIEDADE, Carla Delgado da, O contributo português na definição das rotas do Pacífico no século XVI: a viagem de Sebastião Rodrigues Soromenho, Lisboa: Academia de Marinha, 2006.