Constituição de Março da Polônia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Siralpsc (discussão | contribs)
Criado ao traduzir a página "March Constitution of Poland"
Etiquetas: Código wiki errado Tradução de Conteúdo
 
Siralpsc (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
A Constituição de Março foi adotada pela [[Segunda República Polonesa]] em 17 de março de 1921, depois de expulsar a ocupação das forças [[Alemanha|Alemãs]]/[[Reino da Prússia|Prussianas]] em 1918 ([[Revolta na Grande Polônia (1918-1919)|Revolta na Grande Polônia]]) e evitando a conquista pelos Soviéticos em 1920, na [[Guerra Polonesa-Soviética]]. A Constituição, baseada na francesa, foi considerada bastante democrática. Dentre outros, ela expressamente descartava a discriminação por motivos raciais ou religiosos. E também aboliu todos os títulos reais, privilégios estatais e baniu o uso de [[brasonamento]] na Polônia.
A Constituição de Março foi adotada pela [[Segunda República Polonesa]] em 17 de março de 1921, depois de expulsar a ocupação das forças [[Alemanha|Alemãs]]/[[Reino da Prússia|Prussianas]] em 1918 ([[Revolta na Grande Polônia (1918-1919)|Revolta na Grande Polônia]]) e evitando a conquista pelos Soviéticos em 1920, na [[Guerra Polonesa-Soviética]]. A Constituição, baseada na francesa, foi considerada bastante democrática. Dentre outros, ela expressamente descartava a discriminação por motivos raciais ou religiosos.<ref>Niall Ferguson, The War of the World, The Penguin Press, New York 2006, page 271</ref> E também aboliu todos os títulos reais, privilégios estatais e baniu o uso de [[brasonamento]] na Polônia.


A Constituição foi parcialmente ajustada em 1926 pela emenda constitucional [[August Novelization]], e substituída tempos depois pela [[Constituição Polonesa de 1935]] (Constituição de Abril).
A Constituição foi parcialmente ajustada em 1926 pela emenda constitucional [[August Novelization]], e substituída tempos depois pela [[Constituição Polonesa de 1935]] (Constituição de Abril).

Revisão das 11h37min de 19 de abril de 2016

A Constituição de Março foi adotada pela Segunda República Polonesa em 17 de março de 1921, depois de expulsar a ocupação das forças Alemãs/Prussianas em 1918 (Revolta na Grande Polônia) e evitando a conquista pelos Soviéticos em 1920, na Guerra Polonesa-Soviética. A Constituição, baseada na francesa, foi considerada bastante democrática. Dentre outros, ela expressamente descartava a discriminação por motivos raciais ou religiosos.[1] E também aboliu todos os títulos reais, privilégios estatais e baniu o uso de brasonamento na Polônia.

A Constituição foi parcialmente ajustada em 1926 pela emenda constitucional August Novelization, e substituída tempos depois pela Constituição Polonesa de 1935 (Constituição de Abril).

References

  1. Niall Ferguson, The War of the World, The Penguin Press, New York 2006, page 271

External links