Quadros por segundo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m (Ao lado tem "fps") Desfeita a edição 49649329 de Paulo Freitas
adicionado termo portugal
Linha 1: Linha 1:
'''Quadros Por Segundo''' (abreviado como '''qps''') (em inglês ''Frames per second'', abreviado como '''''fps''''') é a unidade de medida da [[cadência (audiovisual)|cadência]] de um dispositivo [[audiovisual]] qualquer, como uma [[câmara]] de [[cinema]] ou [[vídeo]], uma [[webcam]], um [[projetor de filme|projetor cinematográfico]] ou de vídeo, etc. Significa o número de imagens que tal dispositivo registra, processa ou exibe por segundo.
'''{{PEPB|Fotogramas por segundo|Quadros por segundo}} '''(abreviado como '''qps''') (em inglês ''Frames per second'', abreviado como '''''fps''''') é a unidade de medida da [[cadência (audiovisual)|cadência]] de um dispositivo [[audiovisual]] qualquer, como uma [[câmara]] de [[cinema]] ou [[vídeo]], uma [[webcam]], um [[projetor de filme|projetor cinematográfico]] ou de vídeo, etc. Significa o número de imagens que tal dispositivo registra, processa ou exibe por segundo.


''Cadência'' (''frame rate'', em inglês) é a frequência em que um dispositivo de processamento de imagens produz consecutivas imagens chamadas de quadros (''frames'' em inglês). O termo se aplica igualmente para gráficos de computador, câmaras de vídeo e sistemas de [[captura de movimento]]. '''Quadros por segundo''' é o nome descritivo da unidade de cadência, que é muitas vezes expressa pela abreviatura em inglês '''''fps''''', mas também, especialmente no caso de monitores de vídeo, pela unidade do [[Sistema Internacional de Unidades|Sistema Internacional]] ''[[Hertz]]'' (Hz), cujo significado é "ciclos por segundo".
''Cadência'' (''frame rate'', em inglês) é a frequência em que um dispositivo de processamento de imagens produz consecutivas imagens chamadas de quadros (''frames'' em inglês). O termo se aplica igualmente para gráficos de computador, câmaras de vídeo e sistemas de [[captura de movimento]]. '''Quadros por segundo''' é o nome descritivo da unidade de cadência, que é muitas vezes expressa pela abreviatura em inglês '''''fps''''', mas também, especialmente no caso de monitores de vídeo, pela unidade do [[Sistema Internacional de Unidades|Sistema Internacional]] ''[[Hertz]]'' (Hz), cujo significado é "ciclos por segundo".

Revisão das 15h20min de 26 de novembro de 2017

Fotogramas por segundo (português europeu) ou Quadros por segundo (português brasileiro) (abreviado como qps) (em inglês Frames per second, abreviado como fps) é a unidade de medida da cadência de um dispositivo audiovisual qualquer, como uma câmara de cinema ou vídeo, uma webcam, um projetor cinematográfico ou de vídeo, etc. Significa o número de imagens que tal dispositivo registra, processa ou exibe por segundo.

Cadência (frame rate, em inglês) é a frequência em que um dispositivo de processamento de imagens produz consecutivas imagens chamadas de quadros (frames em inglês). O termo se aplica igualmente para gráficos de computador, câmaras de vídeo e sistemas de captura de movimento. Quadros por segundo é o nome descritivo da unidade de cadência, que é muitas vezes expressa pela abreviatura em inglês fps, mas também, especialmente no caso de monitores de vídeo, pela unidade do Sistema Internacional Hertz (Hz), cujo significado é "ciclos por segundo".

Normalmente, o número de qps é utilizado como instrumento de comparação entre o desempenho de placas de vídeo.

Quadros por segundo em vídeo games

A taxa de quadros por segundo é considerada importante no nicho de vídeo games. A taxa de quadros pode fazer a diferença entre um jogo ser jogável ou não. Nos jogos de ação modernos, em que os jogadores devem ver as animações e reagir rapidamente, a taxa de quadros 30 qps é considerado o mínimo aceitável por alguns, e 60 qps para pessoas mais exigentes com performance, ainda que o valor possa variar consideravelmente de jogo para jogo, mesmo no mesmo sistema.

A Guerra das Placas de Vídeo

A quantidade de qps que uma placa de vídeo consegue atingir é a nota final do produto em funcionamento, quanto maior a qualidade do produto, mais qps a placa conseguirá renderizar em 1 segundo. qps como medida de qualidade e performance de uma placa vídeo e uma pratica altamente difundida no mercado de placas de vídeo, o qual que se tornou muito competitivo pelas evoluções rápidas de tecnologia.

Também gera competições em fóruns na internet, competições presenciais profissionais e não profissionais para testar por a prova qual GPU executa determinado jogo com mais qps, sinônimo de performance, por mais que, em muitas vezes a quantidade de qps gerada pelas placas chegue a ultrapassar a taxa de atualização de imagens dos monitores (normalmente 59, 60, ou 120 hertz).[carece de fontes?]

Sincronização Vertical

Muitos jogos possuem um recurso chamado sincronização vertical (V-sync em inglês), que sincroniza a taxa de quadros gerada em relação a taxa de atualização de imagem suportada pelo monitor, limitando dessa forma que um determinado jogo rode em uma cadência superior a capacidade do monitor de se atualizar e exibir a imagem que lhe é transmitida, evitando descompasso e problemas de exibição dos gráficos, gastos desnecessários de potencia da fonte de alimentação, além de possíveis sobreaquecimentos.

Mas hoje em dia a tecnologia V-sync pega o melhor dos dois mundos, novas versões e tecnologias V-Sync são ativadas e desativadas automaticamente de acordo com a necessidade, a taxa de fps.

Alta taxa de quadros

É o nome de uma nova técnica de filmagem e projeção, no cinema, introduzido pelo diretor Peter Jackson em 2012 com a trilogia O Hobbit. Ele abandona o padrão do clássico "24 quadros por segundo" e introduz uma nova velocidade de "48 a 60 quadros por segundo," mais do que o dobro da velocidade normal. Resultando em imagens mais suaves e quase sem artefatos visuais. Na televisão, a telenovela brasileira Boogie Oogie foi a primeira a adotar o padrão.[carece de fontes?]

Fazem parte desta nova tecnologia também:

  • Sistemas utilizados pelos HDTV nos modos 50p e 60p não entrelaçado. Estes formatos, no entanto, não fazem parte do ATSC e DVB.
  • 120p é um padrão não-entrelaçado a 120 fps que será usado pelos sistemas de UHD.[1]

Referências

  1. «TV Ultra HD europea nel 2015 grazie ai satelliti Eutelsat» (em italiano). Tomsw. Consultado em 7 de dezembro de 2014 
Ícone de esboço Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.