Enciclopedistas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Adição de conteúdo
Etiquetas: Possível conteúdo ofensivo Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 12: Linha 12:
[[Categoria:Enciclopedistas| ]]
[[Categoria:Enciclopedistas| ]]
[[Categoria:Iluminismo]]
[[Categoria:Iluminismo]]

Procure conhecimento, aluno inútil

Revisão das 18h27min de 18 de fevereiro de 2019

Denis Diderot, por Louis-Michel van Loo, 1767, no Museu do Louvre.

O enciclopedismo foi um movimento filosófico-cultural originado do iluminismo, desenvolvido na França por Diderot e d'Alembert e que buscava catalogar todo o conhecimento humano a partir dos novos princípios da razão na Encyclopédie, uma obra monumental, que constava de 35 volumes. Os filósofos e outros pensadores que participaram do enciclopedismo eram chamados de enciclopedistas.

A Encyclopédie foi editada por Denis Diderot e Jean le Rond d’Alembert, com contribuições em artigos de Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Buffon e do barão D'Holdbach. As estritas leis da censura na França evitaram ataques diretos à Igreja Católica e ao Estado, mas estas duas instituições gêmeas eram tratadas na Enciclopédia com ironia e desdém.

Um decreto de 1752 proibiu os primeiros volumes e, em 1759, a obra foi incluída no Index Librorum Prohibitorum (lista de livros proibidos pela Igreja Católica), mas continuou a circular, por infração dos mesmos. Em 1776-1777 se publicou um suplemento de seis tomos. As atitudes críticas fomentadas pela Enciclopédia contribuíram muito para a Revolução Francesa.

Tabela : « Entendement ».

Procure conhecimento, aluno inútil