Escola Superior de Artes Aplicadas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luso20 (discussão | contribs)
m Substituição da predefinição {{Ligações externas}}
Linha 31: Linha 31:
*[[Canto]] (3 anos)
*[[Canto]] (3 anos)


== {{Links externos}}==
== Ligações externas==


*[http://www.esart.ipcb.pt Página oficial]
*[http://www.esart.ipcb.pt Página oficial]

Revisão das 13h29min de 15 de maio de 2019

A Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco foi criada pelo Decreto Lei nº 264/99 de 14 de Julho, tendo iniciado o seu funcionamento no ano escolar de 1999/2000, tornado-se na quinta escola do Instituto Politécnico de Castelo Branco, que inicio com os cursos de Artes da Imagem e de Música, nas variantes de violino, viola d'arco, violoncelo e contrabaixo.

A ESART está estruturada em duas áreas de formação, designadamente Música e Artes do Espectáculo e Comunicação e Artes Visuais, conforme o estudo entregue em devido tempo ao Ministério da Educação e que serviu de base à criação da Escola.

A ESART tem actualmente quatro licenciaturas bi-etápicas em funcionamento e é hoje, uma instituição de ensino bem alicerçada na rede do Ensino Superior Artístico, que tem merecido o reconhecimento unânime de várias individualidades e Intituições.

Objectivos, perspectivas e competências

O objectivo da ESART é o de preparar artistas e técnicos nas áreas da Música e Artes do Espectáculo por um lado, nas Artes da Imagem e Design de Moda e Têxtil e Design de Interiores e Equipamento por outro, numa perspectiva de integração artística e técnica numa mesma escola, potenciando a criatividade e os recursos.

Esta perspectiva permite a existência de cursos, cujo perfil abrange simultaneamente um espectro largo de competências artísticas e uma preparação orientada no sentido de um perfil muito dirigido às necessidades e às funções artísticas e técnicas exigidas pelo mundo actual e futuro.

Se, por um lado, estas duas grandes áreas pressupõem uma grande transversalidade, permitindo uma maior racionalização dos recursos e a possibilidade de os alunos poderem reformular os seus percursos académicos, elas correspondem sobretudo aos novos desafios do mundo actual e terão, por certo, um impacto indelével ao nível do desenvolvimento do país e das regiões.

Sendo uma escola inovadora, é já capaz de responder, em cada momento e em tempo oportuno, às necessidades do mercado de trabalho.

A ESART integra, entre outras, a rede Erasmus, o que permite receber alunos oriundos de toda a Europa para efectuarem estudos neste Instituto.

Licenciaturas (adaptadas ao Plano de Bolonha)

Design de Comunicação e Audiovisual (3 anos)
Design de Moda e Têxtil (3 anos)
Design de Interiores e Equipamento (3 anos)

Música

  • Variante de Instrumento (3 anos)
  • Formação Musical (3 anos)
  • Música Electrónica e Produção Musical (3 anos)
  • Canto (3 anos)

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.