Instituto Politécnico de Castelo Branco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O IPCB[editar | editar código-fonte]

Serviços Centrais e da Presidência do IPCB
Logo IPCB.tif

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) é uma instituição pública de ensino superior, cuja cultura institucional se caracteriza pela riqueza proveniente da diversidade e singularidade próprias de cada uma das seis escolas que o constituem (Agrária, Artes Aplicadas, Educação, Gestão, Saúde e Tecnologia).

O desenvolvimento do IPCB, que assenta em pilares claramente identificados no seu plano estratégico, caracteriza-se pela exigência de elevados níveis de qualidade, internacionalmente reconhecidos. Para além de adotar as normas da European Association for Quality Assurance for Higher Education (ENQA) e as recomendações da European University Association (EUA), o Instituto Politécnico de Castelo Branco tem o seu Sistema de Gestão de Qualidade certificado pela norma ISO 9001:2008. 

A disponibilização de um leque alargado de ofertas formativas, ao nível graduado e pós-graduado, a forte ligação ao mundo empresarial, educativo, social e cultural, a estreita articulação com o mercado do trabalho, a transferência de conhecimento e tecnologia e a estratégia de internacionalização, são apostas que garantem aos diplomados uma formação integral, através da aquisição e desenvolvimento de competências científicas e técnicas, linguísticas, relacionais e culturais, preparando-os assim para responderem de forma competitiva às solicitações de um mercado de trabalho sem fronteiras, mas proporcionando-lhes também condições para poderem vir a desenvolver a sua própria atividade, através de incentivos à criatividade e ao empreendedorismo. A disponibilização de programas de aprendizagem ao longo da vida permite, ainda, aos que já são possuidores de formação superior ou que já estão inseridos no mercado de trabalho, a adaptação necessária aos novos desafios e às novas exigências.

Oferta Formativa[editar | editar código-fonte]

A oferta formativa no IPCB é abrangente e diversificada, com mais de 70 cursos (Licenciaturas, Cursos Técnicos Superiores Profissionais - CTeSP, Mestrados e Pós-Graduações) em diferentes níveis de formação, nas diversas áreas científicas lecionadas nas suas seis escolas superiores. O IPCB disponibiliza também diversos cursos de curta duração e cursos de línguas, que podem ser frequentados pelos seus alunos ou pela comunidade em geral.

Escolas Superiores do IPCB[editar | editar código-fonte]

Mobilidade Internacional [editar | editar código-fonte]

A plena inserção do IPCB no Espaço Europeu de Ensino Superior torna incontornável a abertura ao espaço internacional, o que exige um sistema integrador e inovador, de relações externas, que otimize recursos e congregue saberes e permita um contacto com instituições de referência a nível internacional.

Para responder a esse desafio de forma coerente, o IPCB implementa uma política formal de internacionalização através do seu Gabinete de Relações Internacionais, que assenta num forte aumento dos fluxos de mobilidade de estudantes, docentes e não docentes (incoming e outgoing), e que proporciona um aumento de oportunidades de valorização profissional e pessoal, através do conhecimento sobre pessoas, locais e cultura variadas.

Apoios Sociais[editar | editar código-fonte]

No âmbito do Sistema de Ação Social do estado português são concedidos aos alunos do IPCB apoios sociais diretos e indiretos. Os apoios sociais diretos são efetuados através da concessão de bolsas de estudo e auxílios de emergência. Os apoios sociais indiretos são prestados no acesso à alimentação, alojamento, acesso a serviços de saúde e apoio às atividades desportivas e culturais dos estudantes.

O IPCB disponibiliza aos seus alunos 4 residências de estudantes, localizando-se três em Castelo Branco e uma em Idanha-a-Nova, num total de 424 camas. Em cada uma das residências existem quartos para estudantes portadores de deficiência.

Os estudantes do IPCB têm acesso aos serviços prestados no Centro de Saúde de Castelo Branco através da Consulta Aberta, desde que portadores do cartão de utente e do cartão de estudante. Existe também no IPCB um Gabinete de Apoio Psicológico, que visa facilitar a integração total do jovem, considerando não só a dimensão académica mas também a dimensão sócio-afetiva do estudante do IPCB.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]