ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
ISPA
Localização Lisboa, Portugal
Reitor(a) Prof. Dr. Rui Oliveira
Página oficial www.ispa.pt

O ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida é um instituto universitário privado português[1].

História[editar | editar código-fonte]

Criado em 1962 como Instituto de Ciências Pedagógicas, foi transformado, em 1964, em Instituto Superior de Psicologia Aplicada, tendo, em 23 de julho de 2009, sido convertido em Instituto Universitário.

Por despacho, de 12 de março de 1973, do Ministro da Educação Nacional, o curso de Psicologia que ministrava foi reconhecido como curso superior.

Pelo despacho n.º 128/MEC/86, o curso foi reconhecido como curso de licenciatura[2].

Pelo Decreto-Lei n.º 221/2009, de 8 de setembro, foi transformado em instituto universitário e alterou a sua denominação para ISPA - Instituto Universitário de Psicologia Aplicada.

Formação ministrada[editar | editar código-fonte]

O ISPA foi a primeira instituição de ensino superior a ministrar ensino na área da Psicologia em Portugal.

Actualmente ministra um ciclo de estudos integrado de mestrado em Psicologia, sub-dividido numa primeira fase conducente à obtenção do grau de licenciado em Ciências Psicológicas e numa segunda fase conducente à obtenção do grau de mestre em Psicologia em três áreas de especialização: Psicologia Educacional, Psicologia Social e das Organizações e Psicologia Clínica.

O ISPA ministra igualmente as licenciaturas em Biologia, Bioinformática, Desenvolvimento Comunitário e, mais recentemente, em parceria com a ESEI - Maria Ulrich, a licenciatura em Educação Básica. Presentemente ministra mestrados em Biologia Marinha e Conservação, Psicologia Comunitária, Psicologia da Saúde, em parceria com a ESEI - Maria Ulrich os mestrados em Educação Pré-Escolar e Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em parceria com o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa os mestrados em Neuropsicologia e o de Neurociências Cognitivas e Comportamentais.

O ISPA desenvolve igualmente actividade de investigação científica na área da Psicologia.

Notas

  1. Cf. Decreto-Lei n.º 221/2009, de 8 de Setembro.
  2. Cf. Comissão de Avaliação Externa dos Cursos de Psicologia. Relatório de avaliação externa da licenciatura em Psicologia Aplicada. Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Lisboa, Julho de 2005.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]